CPASSERS

O Centro de Pesquisa da ASSERS (CPASSERS) foi fundado em 18 de Janeiro, de 2005.

Desde então, vêm colaborando com diversos projetos de pesquisa na área da Educação.

Os grupos são formados por um Coordenador, um Secretário e demais pesquisadores.

Os encontros são organizados dependendo da disponibilidade de cada grupo.

Todos os sócios podem propor a formação de novos grupos.

Projeto concluído!

A supervisão Escolar/Educacional no Rio Grande do Sul: perspectivas de valorização

No ano de 2015, uma nova pesquisa foi realizada com objetivo de realizar um retrato da rede de ensino no Rio Grande do Sul.

TÍTULO: Retrato da rede de ensino do Rio Grande do Sul

TEMA: A supervisão Escolar/Educacional no Rio Grande do Sul: perspectivas de valorização.

PROBLEMA: Qual é a real situação da rede de ensino do Rio Grande do Sul (estadual, municipal e privada) com relação à supervisão escolar?

OBJETIVO GERAL: propor (junto aos órgãos competentes) alternativas para que todas as escolas sejam supridas com, pelo menos, um profissional de educação formado/habilitado em supervisão escolar, captando o mesmo para se associar à ASSERS e contribuindo com o aperfeiçoamento das atividades da mesma de modo a contemplar as necessidades destes profissionais e das escolas.

Projeto concluído!

Representações das funções dos supervisores escolares/diretores

de escolas públicas

Em 2007, no mês de fevereiro, um grupo de 21 brasileiros e 4 argentinos encararam o desafio de organizar um projeto de pesquisa (Pasantías de Investigación) num estudo comparativo entre a função de supervisão educacional no Brasil e na Argentina.

Este projeto está vinculado ao Centro de Pesquisas da ASSERS/CPASSERS e a UNTREF (Universidade Tres de Febrero). O trabalho traz por título: Representações das funções dos supervisores escolares/diretores de escolas públicas.

Muitos estudos foram realizados, muitas reflexões, muitas pesquisas teóricas, muitas discussões, muitos encontros entre os participantes, sob a orientação e coordenação dos Professores Ms. Vitor Araújo Acunha (do Brasil) e Ms. Viviana Gimenez (da Argentina).

Foi um trabalho gratificante, de profundas aprendizagens e prazeroso. O grupo de pesquisadores concluiu os trabalhos e os alunos da primeira turma de Mestrado em Políticas Públicas e Administração da Educação, aguardam a aprovação para sua defesa de tese.

Pesquisadores

Angelita Vargas Brazil, Carina Fabiana Gambatesi, Daguimar Deparis, Daniela Mattos, Fabiane Theobald, Fábio Alves Peres, Iara Bandeira, Ieda Fátima Brandeburski, Jônia Seminotti, Liana Machado, Lilian Zieger, Luciane Salamon, Maria José Machado de Lima, Mariana Claudia Suarez, Odete Silva de Souza, Orfelina M. B. Ricardo, Ricardo Martinez Fortes, Yolanda Pereira Morel, Paulo Roberto Baum de Medeiros, Sandra Nélida Ortiz e Tânia