Local: Auditório da prefeitura de Capão da Canoa
XXVI Encontro Estadual de Supervisores de Educação
e II Encontro de Supervisores de Educação do Litoral Norte/RS
Os desafios atuais da Supervisão Educacional: as metas do PNE, construção do espaço inclusivo e a valorização profissional
Data: 27 de junho de 2025
Local: Auditório da prefeitura de Capão da Canoa
Promoção: 11ª CRASSERS - Coordenadoria Regional ASSERS Litoral Norte
e ASSERS - Associação dos Supervisores de Educação do RS
Apoio: Secretaria Municipal de Educação e município de Capão da Canoa
O município recebeu, no auditório da Prefeitura Municipal, o XXVI Encontro Estadual de Supervisores de Educação e o II Encontro de Supervisores de Educação do Litoral Norte, reunindo representantes da supervisão escolar de diversas regiões do Rio Grande do Sul. O evento, promovido com apoio da Associação dos Supervisores de Educação do RS (ASSERS), teve como foco o fortalecimento das práticas pedagógicas, a formação continuada e a valorização da atuação dos supervisores nas redes públicas de ensino.
A abertura do encontro foi conduzida por Cátia Cirlene Gomes, da 11ª CRASSERS, que acolheu os participantes e conduziu a formação da mesa de autoridades. Estiveram presentes a secretária municipal de Educação de Capão da Canoa, Letícia Gomes; o vice-prefeito Renatinho Silveira; a presidente da ASSERS, Nina Xavier; Claudete Pegoraro, representando a AOERGS; Joselina Macagnam, pela AIERGS; e Nadiesca Pohlmann, coordenadora da 11ª CRASSERS.
A cerimônia contou com a execução do Hino Nacional, do Hino de Capão da Canoa e, ao final, do Hino Rio-grandense, celebrando a cultura e identidade gaúcha. As falas das autoridades ressaltaram o papel estratégico dos supervisores escolares na mediação entre políticas públicas e o cotidiano das instituições de ensino.
Um dos momentos marcantes foi a apresentação musical da banda da EMEI Jardelino Novaski, que encantou o público e foi amplamente aplaudida.
Ao longo do dia, o evento promoveu painéis temáticos que serão socializados em outras postagens sobre a inclusão, o Plano Nacional de Educação e a supervisão na luta pela regulamentação do PL 4106/12, na formação inicial e continuada, na presença da ASSERS como membro da Ação Formativa (AFOR) e em defesa de uma educação de qualidade.
A mesa temática "Educação inclusiva – uma escola para todos, uma escola para cada um" trouxe reflexões profundas sobre os desafios e compromissos da educação inclusiva no Brasil. O Prof. Dr. Marco Aurélio Freire Ferraz (UFCSPA) destacou a importância de pensarmos a inclusão a partir das diretrizes do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que reforça o papel do Estado na garantia de uma escola verdadeiramente acessível, equitativa e centrada na diversidade.
Sob essa perspectiva, inclusão não se limita apenas à presença física dos estudantes na escola, mas exige uma reestruturação das práticas pedagógicas, da formação docente e das políticas públicas para atender às singularidades de cada educando. A presença das Profªs. Dra. Liliane Ferrari Giordani (UFRGS) e Me. Ana Rosimeri Araújo da Cunha (Baobá Educacional) enriqueceu ainda mais o debate, ao trazerem experiências e saberes interdisciplinares que evidenciam a potência de uma escola que valoriza cada sujeito em sua totalidade. Destacamos que a diretora da 11ª CRASSERS/Litoral Norte, Nadiesca Pohlmann e a segunda vice-presidente da ASSERS, Valdemira Carpenedo, acompanharam essa mesa temática.
O turno da tarde teve início com um momento cultural inspirador, protagonizado pelo jovem Jorge Pastre. Admirador dos irmãos Bertussi, Jorge encantou o público ao interpretar, com sua gaita, canções tradicionais da dupla gaúcha, resgatando a memória musical do Rio Grande do Sul e valorizando a cultura regional com sensibilidade e talento.
Na sequência, foi realizada a mesa temática "O PNE e as políticas públicas em foco: desafios e perspectivas", que contou com a valiosa contribuição da Conselheira Estadual de Educação do RS, Profª Márcia Adriana de Carvalho. Reconhecida por sua trajetória na área da gestão educacional e pelas contribuições na formulação de políticas públicas, Márcia trouxe uma análise crítica e atualizada sobre os desafios enfrentados no novo Plano Nacional de Educação (PNE). Sua fala abordou temas essenciais como financiamento, formação docente, inclusão, valorização dos profissionais da educação e os compromissos necessários para garantir equidade e qualidade no ensino público brasileiro.
A mediação da mesa ficou a cargo de Jaira Coelho, tesoureira da ASSERS, e Maria Liana Nascimento, diretora da CRASSERS Santa Cruz, que acompanharam a excelente abordagem de Marcia Carvalho.
A colega da CRASSERS Litoral Norte, Simone, fez entrega de um mimo, fruto de um projeto desenvolvido naquele município, para a Conselheira Marcia Carvalho em nome da secretária de Educação, de Capão da Canoa.
O encontro reforçou a urgência de ações efetivas que façam do PNE uma ferramenta real de transformação social, a partir de políticas públicas comprometidas com uma educação democrática, inclusiva e para todos.
Encerrando a programação do evento, a última mesa temática trouxe à tona discussões fundamentais sobre o papel e a valorização da Supervisão Educacional, sob o título: “Supervisão Educacional: uma trajetória em pauta – formação, práxis e valorização profissional”.
Prevista para contar com a participação da presidente do CPERS, Rosane Zan, e da Conselheira Estadual de Educação/RS, Márcia Coiro, ambas ausentes por motivos justificados, a mesa foi conduzida pela presidente da ASSERS, Nina Ventimiglia Xavier.
Durante sua exposição, Nina abordou o Projeto de Lei 4106/2012, de autoria do deputado Ademir Camilo (MG) e relatoria do deputado Pompeo de Mattos (RS). O projeto, que trata da regulamentação da Supervisão Educacional, já passou por todas as comissões da Câmara dos Deputados e aguarda votação em plenário desde dezembro de 2018. A aprovação desse PL é um passo essencial para o reconhecimento profissional, a formação específica e a valorização dos saberes e fazeres da categoria.
Nina também relacionou sua fala ao novo Plano Nacional de Educação (PNE 2024-2034), apresentado ao Congresso por meio do PL 2614/2024. Destacou a Meta 16, que trata da valorização dos profissionais da educação e alertou para a invisibilidade de funções essenciais como a Supervisão Educacional, a Orientação Educacional e a Inspeção Escolar, referidas de forma genérica apenas como “profissionais da educação”. Essa omissão ignora o que está explícito no inciso II do artigo 61 da LDB (Lei nº 9.394/96).
Na sequência, Nina apresentou aos participantes a Ação Formativa, rede criada em 2020, em pleno contexto de pandemia, a partir da união de associações e sindicatos. A AFOR é constituída por entidades de diferentes estados e conta com representatividade em quatro regiões brasileiras. O objetivo inicial foi criar um espaço de apoio, articulação e fortalecimento para a Supervisão Educacional, Orientação Educacional e Inspeção Escolar. Desde então, a rede já promoveu cursos online, dois Congressos Nacionais e tem sido um espaço constante de formação e mobilização. Atualmente, situa sua atuação no trinômio: formação, pesquisa e valorização profissional.
Ela aproveitou o momento para anunciar que o III CONNAFOR – Congresso Nacional da Ação Formativa – que será realizado em agosto, na cidade de Campo Grande/MS, convidando todas e todos a participarem dessa importante iniciativa nacional.
O encontro foi encerrado com a leitura da Carta do Encontro, que será divulgada em sua versão final após a incorporação de adendos coletados ao longo do Encontro.
Certamente se constituiu num momento de escuta, articulação e reafirmação do compromisso coletivo com uma educação pública democrática, com valorização real e visibilidade para todos os profissionais que constroem a escola.
A ASSERS expressa sua profunda gratidão pela parceria com a 11ª CRASSERS/Litoral Norte, essencial para a concretização deste Encontro. Agradecemos, de modo muito especial, à Cátia Cirlene Gomes, cuja dedicação incansável na organização, infraestrutura e articulações foi decisiva para que tudo acontecesse com tanto cuidado e excelência. Seu compromisso inspira e fortalece a caminhada coletiva.
Nosso profundo agradecimento à Secretaria de Educação de Capão da Canoa, à secretária Letícia Gomes, à Prefeitura Municipal e à coordenadora Realiane pelo apoio fundamental.
Também manifestamos nossa gratidão à Eliete, assistente administrativa da ASSERS, pelo cuidado e atenção dedicados aos detalhes dos materiais e inscrições, garantindo o bom andamento do evento.
Juntos somos mais fortes e vamos mais longe. Finalizamos, retomando uma afirmação da presidente da ASSERS, precisamos sair das telas e nos encontrarmos presencialmente, pois assim encontraremos o caminho para a educação humanizadora, pois conforme Paulo Freire “É no encontro com os outros que nos reconhecemos, nos tornamos mais fortes e mais humanos.”
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