A ASSERS está em recesso e retomará as suas atividades no dia 6 de janeiro.
Acompanhe-nos pelas nossas mídias sociais e site.
Agradecemos a compreensão e desejamos que tenham também um ótimo período de férias.
No dia 14 de novembro celebramos o dia nacional da alfabetização.
O trabalho da alfabetizadora ou do alfabetizador é um ato radical de amorosidade para o despertar da leitura e da escrita. Saber ler e escrever "direito inalienável" do cidadão brasileiro e se ainda temos analfabetos e analfabetas, como educadoras e educadores, cumpre que lutemos por mais politicas públicas educacionais para essa área.
Divulgando e convidando a todas e todos para participarem do lançamento, no dia 30 de novembro, às 14 horas e 40 minutos, na Feira do Livro.
Angelita faz parte do Departamento de Formação da ASSERS e encanta com suas obras atuais e muito pertinentes para a educação.
Participe!
Você sabia que 5 de novembro é o Dia Nacional da Língua Portuguesa? A data, estabelecida pela Lei 11.310/2006, foi escolhida em homenagem a Ruy Barbosa, que nasceu nesse dia.
Fonte: Senado Federal
Presidente Luiz Inácio da Lula sancionou, na terça-feira (15/10), a lei que concede a honraria o um dos maiores nomes da educação do país no século XX.
Jurista, intelectual, educador e escritor, Anísio Teixeira também é, agora, o patrono da escola pública brasileira. Nesta terça-feira, 15 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que concede a honraria a este importante brasileiro, nascido em 12 de julho 1900 na cidade de Caetité (BA) e falecido em março de 1971. O título de patrono é uma homenagem cívica concedida a brasileiros, mortos há pelo menos dez anos, que tenham se dedicado e contribuído excepcionalmente ao segmento para o qual atuaram em vida.
Anísio Teixeira defendia uma educação pública, gratuita e laica e acreditava que a educação deveria ser um direito de todos. Desta forma, atuou durante grande parte de sua vida no desenvolvimento de projetos voltados à gestão pública da educação.
A sanção presidencial realizada hoje, no Dia do Professor, é uma celebração ao legado de Anísio Teixeira, que continua a inspirar educadores e gestores públicos. Seu trabalho permanece um exemplo de dedicação ao fortalecimento da educação pública no Brasil, reforçando o compromisso com uma educação democrática, inclusiva e de qualidade para todos.
A deputada Alice Portugal, autora do projeto de lei sancionado hoje pelo presidente Lula, exaltou a homenagem. “Anísio foi um visionário. Ele foi o garantidor da construção da ideia da escola de tempo integral. Anísio também foi um dos pioneiros na criação da Universidade Nacional de Brasília, ao lado de Darcy Ribeiro, e de outros grandes visionários da educação pública nacional. Eu quero muito agradecer ao presidente Lula por estar sancionando hoje, no Dia do Professor. Os professores são arquitetos de pessoas. Nas mãos deles nós entregamos a perspectiva da construção de uma cidadania melhor. Se nós formos democráticos um dia, nós saberemos valorizar a máquina que produz democracia. E essa máquina é a escola pública. Fazer essa homenagem a Anísio Teixeira, ao professor Anísio Teixeira, é algo que fazia tempo que era necessário”, afirmou a deputada.
DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO – Formado em direito pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1922, Anísio Teixeira tornou-se secretário de Educação no Rio de Janeiro em 1931 e, no ano seguinte, integrou o grupo de educadores responsáveis pelo Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, que propunha a reforma do sistema de educação brasileiro, em prol da democratização do ensino e recorrentemente expressava uma preocupação com a educação livre de privilégios: “Sou contra a educação como processo exclusivo de formação de uma elite, mantendo a grande maioria da população em estado de analfabetismo e ignorância”, afirmou.
Outro ponto de inconformismo de Anísio Teixeira era a alta taxa de analfabetismo vivida pelo Brasil durante o período em que atuou como educador. “Revolta-me saber que, dos 5 milhões que estão na escola, apenas 450 mil conseguem chegar à 4ª série (antigo 5º ano do ensino fundamental), todos os demais ficando frustrados mentalmente e incapacitados para se integrarem em uma civilização industrial e alcançarem um padrão de vida de simples decência humana”, declarou.
INEP – Em 1952, após a morte prematura de Murilo Braga em acidente aéreo, Anísio Teixeira foi convidado para assumir o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que hoje leva seu nome. Teixeira deixou a então Campanha de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). Na posse, sintetizou a ideia que guiaria a trajetória do Inep: “fundar, em bases científicas, a reconstrução educacional do Brasil”. Foi um dos dirigentes que passou mais tempo à frente do instituto (de junho de 1952 a abril de 1964).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao MEC, cuja missão é subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo, com intuito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. Com esse objetivo, o Inep atua nas seguintes áreas: avaliações, exames e indicadores da educação básica e superior.
LEGADO – Uma das maiores contribuições de Anísio Teixeira está no entendimento da necessidade de democratização do acesso ao ensino no Brasil. Entre o seu legado, quando o Rio de Janeiro ainda era a capital do país, Anísio Teixeira criou a Universidade do Distrito Federal, em 1935. Durante sua passagem pela Secretaria de Educação da Bahia, em 1950, fundou a Escola Parque (Centro Educacional Carneiro Ribeiro), nos bairros da Liberdade, Caixa D'água, Pero Vaz e Pau Miúdo, em Salvador.
A instituição de ensino é considerada pioneira no país por trazer, em sua gênese, a proposta revolucionária de educação profissionalizante e integral, voltada para as populações mais carentes. Também foi um dos idealizadores do projeto de fundação da Universidade de Brasília (UnB), inaugurada em 1961, da qual veio a ser reitor em 1963.
PRÊMIO ANÍSIO TEIXEIRA – A cada cinco anos, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), também vinculada ao MEC, concede o Prêmio Anísio Teixeira a personalidades brasileiras que contribuíram de modo relevante para o desenvolvimento da pesquisa e a formação de recursos humanos no Brasil. O prêmio é considerado uma das mais importantes condecorações na área da educação no país.
ESTADOS UNIDOS – Após o início do Regime Militar, em 1964, Anísio Teixeira foi para os Estados Unidos e lecionou nas universidades de Colúmbia e da Califórnia. De volta ao Brasil, em 1966, tornou-se consultor da Fundação Getúlio Vargas. Anísio Teixeira morreu em 1971, no Rio de Janeiro.
FONTE: Agência gov
Ao celebrar o dia da professora e do professor, a ASSERS, através do cartão abaixo cita Paulo Freire, no livro Pedagogia dos Sonhos Possíveis, que diz que "...é impossível viver sem sonhos." Ninguém consegue sonhar sem ter um salário digno, saber que é valorizada a sua profissão e encontrar condições de alcançar e ter a formação continuada apoiada pelas mantenedoras. O trabalho desse profissional faz a diferença na construção social do município, do estado e da nação. A sociedade deve zelar para que seus profissionais da educação tenham esse reconhecimento sendo que desta forma evitarão a precarização das escolas e da qualidade da construção do conhecimento.
Parabéns, professoras e professores!
Paulo Freire, grande educador nascido em Recife, escreveu inúmeros livros sobre educação e destacou-se por suas ideias humanizadoras. Recebeu vários prêmios, destacando-se o da UNESCO de Educação para a Paz, recebeu o título de doutor honoris causa de 35 universidades no mundo, sendo o autor brasileiro mais referenciado no exterior. Conceitos como dialogicidade, amorosidade, autonomia, estão presentes nas suas obras. Ele é o patrono da educação brasileira.
Em Angicos, 1963, ele trabalhou com a alfabetização de adultos e seu trabalho apoiou-se no universo de palavras que pertenciam a realidade do grupo. A proposta de Freire incentiva o pensamento crítico, a autonomia e a que os estudantes se tornem sujeitos da história.
No dia 8 de setembro de 1967 foi criado o O Dia Mundial da Alfabetização, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nessa data se destaca e celebra a importância do ato de alfabetizar-se para a cidadania.
A ASSERS sempre acompanhando e divulgando os encaminhamentos jurídicos destaca a Lei 14.254/2021. A referida lei institui o acompanhamento integral para educandos com dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.
Fonte: Senado Federal
As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas até o dia 14 de junho, anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais. Inicialmente, terminariam nessa sexta-feira (7).
O prazo já havia sido flexibilizado para os candidatos do Rio Grande do Sul, em razão do desastre climático que atinge o estado, mas foi agora ampliado para todo o Brasil. Para se inscrever, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br.
“Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante”, escreveu Santana. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Fonte
Publicado em 08/06/2024 - 10:03, por Agência Brasil - Brasília
O dia 20 de maio é dedicado a homenagear os pedagogos e pedagogas, profissionais que que atuam na construção do conhecimento, nos processos de ensino, de aprendizagem e no desenvolvimento dos educandos. Dentre suas atribuições destacamos planejamento, orientação para discentes e docentes, elaboração do calendário escolar, etc.
O dia 18 de maio, data que simboliza o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil". A data lembra o desaparecimento de Araceli Cabrera Crespo, que aos 8 anos de idade foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada no Espírito Santo, em 1973.
Dever de toda sociedade é proteger e defender suas crianças e adolescentes contra toda e qualquer forma de violência, enfrentando a questão do abuso, dessa maneira fazendo com que cresçam em condições saudáveis física, mental e emocionalmente.
Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia é celebrado anualmente em 17 de maio.
Esta data não é arbitrária, foi escolhida para marcar a histórica decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de remover a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças, em 1990. Este dia simboliza um avanço crucial na luta pelos direitos humanos e na despatologização das identidades LGBTQIA+.
Sendo, um marco crucial na luta pelos direitos humanos. Ele destaca a necessidade incessante de combater a discriminação e promover a igualdade para todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.
No Brasil, o Supremo Tribunal Federal (STF) passou a enquadrar a LGBTfobia dentro da Lei do Racismo, diante da ausência de uma lei específica aprovada pelo Congresso Nacional. A pena para o eventual crime pode chegar a 5 anos de reclusão e multa.
Mas infelizmente a realidade ainda é preocupante. Em 2023, no Brasil ocorreram 230 mortes LGBT de forma violenta, sendo 184 assassinatos, 18 suicídios e 28 outras causas, conforme aponta dossiê do Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil.
Fontes: Fundação Cultural Palmares e Tribunal Regional Eleitoral/PE.
Neste dia das mães, 12 de maio de 2024, dedicamos um abraço para todas as mães.
Um abraço especial para as mães do Rio Grande do Sul, vítimas da enchente, que desalojadas de suas residências, estando longe ou perto de suas/filhas ou filhos, vivem uma dolorosa realidade e que resilientes dão exemplo de coragem, persistência, na reconstrução familiar. Desejamos que tenham força, serenidade para o enfrentamento dos novos dias, recebam nossa solidariedade, apoio e forte abraço. Esperançar na ação, continuemos com doações e ações solidárias, união de todas e todos para o reencontro, a reconstrução e esse certamente será o melhor presente para as mães gaúchas.
Feliz dia das mães (todas as formas de ser mãe e de todo o universo)!
O Conselho Nacional de Educação (CNE), em Sessão Pública do seu Conselho Pleno, realizada em 7 de maio de 2024, solidariza-se com as vítimas das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul desde a semana passada, que vêm trazendo fortes consequências sociais e econômicas à sua população.
O dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, é uma data escolhida pela Unesco visando a celebração do livro. A data comemorativa, dia 23 de abril, foi escolhida porque morreram três grandes escritores nesse dia: o inglês William Shakespeare, o espanhol Miguel de Cervantes e o peruano Inca Garcilaso de La Vega.
O livro é uma preciosidade, amigo de todas as horas e quem aproveita suas horas para boas leituras certamente terá uma nova visão de mundo.
Com imenso pesar que informamos o falecimento da nossa querida colega ex-diretora na ASSERS, Leci Teresinha da Costa.
A ASSERS e a CRASSERS/Passo Fundo, expressam gratidão profunda pelo comprometimento, a dedicação e a alegria que sempre compartilhou na sua trajetória.
O funeral ocorrerá no Memorial da Paz em Passo Fundo a partir das 21h de hoje, 22 de março de 2024, até às 13h do dia de amanhã. Após, como era de sua escolha, Leci será cremada.
Aos familiares e amizades desejamos muita fé e serenidade na despedida.
No dia 21 de março, foi instituído o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial pela Lei n° 11.645. A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou, em 1966, a data em memória ao massacre de Shapeville, em Johanesburg, na África do Sul, em 1960.
Nesse mesmo ano, mais de 20 mil pessoas, das mais diversas comunidades negras africanas, avançavam em protesto contra a Lei da Posse, criada pelo Partido Nacional, como ferramenta de luta contra o racismo durante o Apartheid.
A diretoria da ASSERS parabeniza sua segunda vice-presidente, Supervisora Norma Brigo, pela passagem de mais um aniversário! Celebrar a vida é sempre um presente que ganhamos, mas celebrar a vida da colega Norma Brigo é um privilégio!
Uma supervisora que deixa sua marca de competência e amorosidade sempre! Santo Ângelo reconhece seus trabalhos, sua identidade com o município, a perseverança na luta por uma educação de qualidade e humanizadora.
A ASSERS comemora e tem orgulho de sua liderança e constante presença em nossa trajetória, nas nossas lutas assim como a pujança na 14ª CRASSERS/Santo Ângelo.
Desejamos que seus objetivos sejam alcançados e novos sonhos venham para encantar seus dias.
Parabéns, Norma, em meu nome e de toda a nossa diretoria, da CRASSERS Santo Ângelo!
Feliz aniversário! Abraço de tod@s nós!
A ASSERS convida todas e todos os profissionais da educação, aos sócios e sócias para participarem do XXV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire que ocorrerá em Porto Alegre, no mês de maio, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Divulgamos a carta convite, com mais detalhes, para incentivar a participação.
Carta Convite
Freirianas e freirianos!
Com alegria informamos o lançamento do site institucional do XXV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire que será realizado de 23 a 25 de maio de 2024, na Faculdade de Educação da UFRGS. Neste ano celebramos a vigésima quinta edição do Fórum, de forma itinerante, tendo como tema: “Educação Popular, Resistências e Dignidade Humana”. O evento reunirá estudantes de graduação e pós-graduação, educadores/as da Educação Social, Básica, Profissional e Superior, militantes, ativistas de movimentos sociais e pesquisadoras/es que desenvolvem ações e projetos, inspirados na obra de Paulo Freire, estimulando partilha de experiências e novas leituras.
A submissão de trabalhos terá início em 1º de março de 2024 até 05 de abril de 2024, no site do Fórum:
https://www.ufrgs.br/xxvforumpaulofreire2024/
Um abraço fraterno,
Comissão Organizadora Local
Porto Alegre, janeiro de 2024
A ASSERS alerta sobre a gravidade da Dengue e incentiva seus associados e associadas para a luta contra o mosquito transmissor de Dengue.
Não deixe água parada, revise os pratos dos vasos, olhe se pneus não estão com água parada.
Ajude, combata!
(Clique aqui ou na imagem para ampliar)