Ação Formativa

A Ação Formativa surge em 2020 da necessidade constatadas pelas entidades representativas dos profissionais da educação num período atípico, que se configura pela pandemia de COVID-19, e que trouxe consigo a necessidade do isolamento social. Uniram-se em torno desse projeto as seguintes associações e sindicato: ACSE (MS), AIERGS(RS), AMIE(MG), ASESC (SC), ASISEAL (AL), ASSERS (RS) e SINDESPE (MG).

A Ação foi composta inicialmente com duas etapas: etapa do período pandêmico e a etapa do período pós-pandêmico. Com a finalidade de atendermos as determinações da área da saúde, quanto ao distanciamento social utilizaremos as redes sociais, ferramentas virtuais e aplicativos.

Composta de Blocos Temáticos que atenderam demandas pertinentes ao período pandêmico, onde foram tratados temas transversais, contextualizando um enfoque interdisciplinar na busca de perspectivas para o período pós-pandêmico.

O participante teve semanalmente dois vídeos disponíveis e sua interação se deu principalmente através de desafios propostos pela equipe coordenadora do RS em ação conjunta com a equipe coordenadora nacional. Além de vídeos, outros materiais, como textos e podcasts foram disponibilizados ao longo da Ação Formativa.

Em 2021 foi realizado o curso Conscientização e pesquisa sobre as práxis dos profissionais de educação conjuntamente com o GEPDiM/UFSC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Didáticas e suas Multidisciplinaridades, da Universidade Federal de Santa Catarina), com o apoio do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC, com carga horária de 60h. Além de lives temáticas.


As atividades visam atualizar e subsidiar a práxis de inspetores, orientadores educacionais e supervisores de educação.


Congresso Nacional da Ação Formativa - CONNAFOR

A AFOR, Ação Formativa - integrada por ACSE (MS), AIERGS (RS), AMIE (MG), AOESC (SC), APIES (RJ), ASESC (SC), ASFOE (RJ), ASISEAL (AL), ASSERS (RS) e SINDESPE (MG) - promoveu o CONNAFOR - Congresso Nacional da Ação Formativa, com o tema Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional: desafios da formação, reflexão sobre a práxis e a defesa da valorização profissional.

Evento realizado de 7 a 9 de agosto/2023, no Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte, MG.

Vídeo da Live de 15 de março

Live Ação Formativa 2023

A educação pública do Paraná e a ofensiva neoliberal

Com Vanda Bandeira Santana (Secretária Educacional da APP-SINDICATO/PR)

Realizada em 15 de março


A Ação Formativa 2023, projeto nacional que reúne profissionais da educação (orientadores educacionais, supervisores de educação, inspetores escolares) retomou suas atividades no dia 15 de março. 

Em nome da Ação Formativa, Nina V. Xavier (ASSERS), acolheu a colega da AFOR, presidente da Associação dos Inspetores Escolares de Minas Gerais (AMIE) a inspetora Geovanna Passos Duarte para coordenar a live. 

Geovanna Passos apresentou o tema da live, intitulado "A educação pública do Paraná e a ofensiva neoliberal" e imediatamente chamou a secretária do sindicato dos professores do Paraná, Vanda Bandeira Santanna. Um tema de alta relevância por desvelar os encaminhamentos dados para a educação, naquele estado, com a implementação da meritocracia, retirada de autonomia dos docentes, os pedagogos viraram meros controladores de chamada e de execução dos planos previstos nas plataformas. 

Após a palestra houve uma rodada de perguntas e respostas realizando dessa forma a interação com os presentes. 

Convidamos aos colegas que assistam a live, compartilhem e façam relatos sobre os fatos para os demais colegas.


Vanda do Pilar Santos Bandeira Santana:

Secretária Educacional da APP-SINDICATO/PR (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná). Professora de história, tem 26 anos de trabalho na rede pública estadual. Lecionou nos Colégios Professora Maria Arminda e Centro de Educação Profissional Dr. Brasílio Machado, no litoral. Em Curitiba, trabalhou nos Colégios Cecília Meireles, Lysímaco Ferreira da Costa e Julia Wanderlei. Tem experiência na coordenação de cursos. Já coordenou a Secretaria Geral da APP. (appsindicato.org.br)

Coordenação pela Ação Formativa 2023:

Geovanna Passos Duarte - presidente da Associação Mineira de Inspetores Escolares (AMIE)

Promoção da Ação Formativa 2023, um projeto das associações e sindicato:

ACSE (MS), AIERGS(RS), AMIE(MG), AOESC (SC), APIES (RJ), ASESC (SC), ASFOE (RJ), ASISEAL (AL), ASSERS (RS) e SINDESPE (MG).


Assista no nosso canal de vídeos: 

youtube.com/assersdigital

Ou no link direto:

https://www.youtube.com/live/a77oPKTjRSM?feature=share


(Clique aqui ou na imagem para ver as fotos)

Agenda ASSERS - 4 de abril

Na agenda da ASSERS do dia 4 de abril, às 19:30, reunião dos Gestores da Ação Formativa 2023.


(Clique aqui ou na imagem para ampliar)

Pré-Fórum Virtual de Estudos e Leituras de Paulo Freire

Assers e Unipampa apresentam

Com

Realizado em 27 de março de 2023, ao vivo pelo Youtube


Na noite desta segunda-feira, realizou-se o Pré-Fórum Virtual com as presenças das professoras Ana Cristina Rodrigues (UNIPAMPA/Bagé), Ana Lúcia Freitas (Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França), Débora Amaral, tendo como coordenador desse evento o conselheiro da ASSERS, professor Jorge Satt.  

Convidamos aos que não puderam estar presentes que visitem o canal da ASSERS, no YouTube, para apreciar esse momento que foi muito agradável. Vocês terão instantes de música, boas falas, vídeos e um tempo de dicas para depois participarem do XXIV Fórum de Estudos e Leituras de Paulo Freire, em Bagé, no mês de maio.


Apoio

Assista no canal de vídeo da Assers:  youtube.com/assersdigital

Ou no link direto: https://www.youtube.com/live/w9cW5wxw91A?feature=share


(Clique aqui ou na imagem para ver as fotos)