Estatuto

A Associação

CNPJ (MF) N.º 88.939.020/0001-73

Título de Utilidade Pública Estadual Nº 000330

Utilidade Pública Municipal Lei nº 11.571/2014


Criada em 22 de agosto de 1972, a ASSERS foi um marco inicial da organização política dos Supervisores de Educação no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil e a culminância de alguns acontecimentos locais, relacionados com a educação que remontava há uma década - 1962.

A Entidade declarada de utilidade pública estadual pelo Decreto Estadual N° 6726, no ano de 1973, um ano Após sua fundação, com registro na STCAS N° 105909; e de utilidade pública municipal pela Lei 11.571 de 12 de fevereiro de 2014 (conforme Projeto de Lei nº 383/13 de autoria do Vereador Professor Garcia).

A ASSERS teve sua origem na Lei n° 5692/71, que provocou a Instituição do Plano de Carreira do Magistério Público Estadual. A necessidade de garantir uma boa definição neste plano para o Supervisor Educacional foi a motivação da criação da Associação.

O trabalho inicial de organização partiu de diferentes segmentos da área educacional: Supervisores, Órgãos da Secretaria de Educação ligados à Supervisão Educacional, professores das Faculdades de Educação, das Universidades Federais vinculadas à habilitação de Supervisão Escolar e Grupo de Supervisores da Rede Estadual e Municipal, em razão do encaminhamento das lutas dos educadores.

Em 1978, continuou na vanguarda do movimento planejado e coordenado- o I ENSE (1° Encontro Nacional de Supervisores Educacionais).

Em busca de um trabalho de qualidade, a ASSERS vem, ao longo dos anos, propiciando aos seus associados e demais representantes da Educação: cursos, seminários, encontros nacionais e internacionais em diversas localidades do Brasil e outros países do Mercosul, que possibilitam analisar e debater questões educacionais em busca de alternativas e soluções para a melhoria da qualidade do ensino na América Latina.

Em sua trajetória, esta entidade permanece atuante no processo político educacional, firmando convênios com universidades para a promoção de cursos de Pós-Graduação em Supervisão Educacional no município de Porto Alegre. Já trabalhou com a URCAMP (Bagé), FACVESTE (Santa Catarina), PORTAL (Passo Fundo) e UTP (Universidade de Tuiuti do Paraná) com o apoio e assessoramento da UNÍNTESE de Santo Ângelo e UNIASSELVI (Indaial/SC). Teve parceria com a UNTREF (Universidade de Três de Febrero, Buenos Aires/AR com curso de Mestrado em Polyticas e Administración de La Educación, nos anos de 2007/2008/2009 e 2010.

A ASSERS mantém seus cursos de atualização, aperfeiçoamento, capacitação e formação continuada nas escolas, para as prefeituras e para a secretaria estadual. Neste ano, esta entidade está partindo para mais desafios, como a educação à distância com o apoio e assessoria da UNIERGS e Servi Projetos e Cursos do município de Camaquã, implementando os projetos da LAURET numa parceria que se mantém desde 2006, com cursos de graduação e pós-graduação.



Finalidades


A Associação dos Supervisores de Educação do Estado do Rio Grande do Sul é uma entidade de classe de natureza civil e fim associativo e educativo, autônoma, com sede e foro em Porto Alegre, sem fins lucrativos.

Conforme o artigo 2°, Sessão II do Estatuto da ASSERS (2003), a Associação tem por finalidades:


a) Reunir e congregar especialistas de educação do Estado do Rio Grande do Sul, habilitados ou os que venham a se habilitar em Supervisão Educacional e pedagogos;


b) Representar e defender os associados perante os Poderes Públicos, Autoridades Administrativas e Jurídicas;


c) Zelar pelos interesses dos associados, buscando soluções para suas questões profissionais;


d) Promover atividades de caráter técnico-pedagógico, cultural e científico visando o aperfeiçoamento e atualização profissional do associado;


e) Colaborar com os Poderes Públicos, Entidades de Classe e Órgãos Comunitários, no estudo e solução dos problemas educacionais;


f) Estabelecer intercâmbio com entidades congêneres;


g) Adotar medidas que contribuam para o crescimento, o bem estar e o fortalecimento do associado;


h) Lutar pelo reconhecimento da profissão de Supervisão Educacional, visando uma justa e condigna política salarial da categoria;


i) Incentivar o surgimento de lideranças que atuem como polos irradiadores de propostas político-educacionais;


A Entidade é constituída pela Diretoria Central, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, CPASSERS, CRASSERS e Quadro Social. Ampliou a sua representatividade e atuação a partir da base da categoria de supervisores municipais, estaduais, particulares e federais.

No decorrer desse período de existência, esta Entidade trabalha e luta pela valorização e reconhecimento do Supervisor Escolar/Educacional e pela valorização da Pedagogia, enquanto Saber e Instrumento de trabalho, na busca de uma nova postura do Supervisor como educador articulador/mediador orgânico do processo ensino-aprendizagem.


Estatuto

Galeria Presidentas

Sócios Fundadores

  1. Edy Pereira Schneider

  2. Clodia Maria Godoy Turra

  3. Jadi Mousquer Costa

  4. Lenir Cancella André

  5. Lourdes Conceição Lazzari Bonotto

  6. Carmem Eunice Chagas Ribeiro

  7. Rita Mussi Carneiro Monteiro

  8. Stella Andreretta Marques de Farias

  9. Íris Machado Milleto

  10. Amélia Pinto Bulhões

  11. Regina Gonçalves e Silva

  12. Carmem Terezinha de Oliveira Pereira

  13. Iranete Ecker Köhler

  14. Carmem Maria Cadermatori Rivaldo

  15. Maria da Gloria Dutra Brandeburski

  16. Geny Barbosa Correa

  17. Vera Gladis V. de Almeida

  18. Maria Aparecida Barcelos

  19. Ilce Norma Riegel

  20. Seclinda Streb Sortica

  21. Maria Esther Porciúncula Saldanha

  22. Lygia Baisch

  23. Vera Maria Pingret da Silva

  24. Maria Helena L. da Silveira

  25. Elia Maria Amaral da Costa

  26. Maria Cândida Siqueira

  27. Maria Tereza Hoefel

  28. Maria José B. Pessato

  29. Maria Necy Ribeiro da Silveira

  30. Maria da Glória Alcântara

  31. Alba Maria Souza Heinek

  32. Teresinha Lais Amoretti

  33. Ivete Gringoleto Pizatto

  34. Maria de Lourdes J. Viana

  35. Anita de Souza Duarte Baron

  36. Tereza Pankoswski Rosa

  37. Vani Mendonça Chaves

  38. Maria Francisca Coruja

  39. Flávia Elisabetha Braun

  40. Sueny Barbosa (in memória)

  41. Rosa Maria Ruschel

  42. Marisa Teresinha Bueno Madeira

  43. Armindo Pavoni

  44. Ayra Cheist Baierle

  45. Elio Lermen

  46. Jaime Agostini

  47. Noemy Costa Machado

  48. Therezinha Tessefe Galles

  49. Ruth Mylius Schmerttner

  50. Norma Lai Von Mülen Einloff

  51. Nair Schneider Mylius

  52. Nelci Nascimento

  53. Marlise Woferbütett

  54. Maria Lygia Grocudal Aguiar

  55. Helenita de Souza Rodrigues

  56. Maria Fani Scheibel

  57. Clara Achtenberg Roitman