Artigos e Pesquisas

Esta seção destina-se a divulgar Artigos, Pesquisas e Estudos realizados na área da Educação.

Os documentos estão disponíveis para serem transferidos para o computador "clicando-se" no respectivo título.

Também são encontrados materiais publicados pela ASSERS na Revista Espaço Inovação, nos Anais dos eventos e nos livros publicados pela entidade.

Adentrar neste movimento de diálogo, de partilha de conhecimento, permite nos desprender de uma “a-cultura” sustentada pela idéia de que educadores e educadoras “apenas fazem aula”. É potencializar o processo de construção histórica de sujeitos que descobrem e também anunciam as próprias aprendizagens.

Escrever, denunciar e anunciar as novas aprendências, persegue aqueles e aquelas que entre “medos e ousadias” denunciam a sujeição originária de um sistema que educa pela fragmentação e pela reprodução de um fundamentalismo pedagógico que insiste em negar a reflexão individual e a reflexão coletiva da prática.

A ousadia, que ora compartilhamos, remete-nos à potência do fazer pedagógico originário do cotidiano docente. Logo, constitui-se em o anúncio de que é possível que educadores e educadoras se comprometam com uma educação transformadora na medida em que se enxergam como sujeitos de própria práxis.