Notícias

Notícias 2022

Feliz Natal

Caras associadas, associados e tod@s que por aqui passarem...

A gestão da ASSERS deseja um Natal pleno de esperança, saúde, alegria e paz!  

Sonhamos de que esse tempo de ressignificar o  nascimento, de saudar a chegada de uma nova vida, faça dessa noite o renascimento de novos sonhos e caminhos fraternais! 

Um "Feliz Natal" repleto de abraços, sorrisos e afetos!


(Clique aqui ou na imagem para ver)

Agenda ASSERS - 20 de dezembro

Nesta terça-feira, às 19 horas e 30 minutos, reunião da Diretoria da ASSERS, estiveram presentes: Marcia Coiro, Rosane Zimmer, Valdemira Carpenedo, Fabia Bernardes, Jaira Coelho, Solange Corrêa e Elaine Sanagiotto. 

A pauta contemplou além dos assuntos gerais, relatório da ação da ASSERS na luta pela regulamentação da profissão, entrega de documento para a Comissão de Transição da área da educação e encaminhamentos para 2023. 

A ASSERS prepara um 2023 com muitas formações, investimento nas CRASSERS e continuidade da luta pela regulamentação do PL 4106/12.


(Clique aqui ou na imagem para ampliar)

Audiência pública sobre transporte escolar

A presidente da ASSERS, Nina Ventimiglia Xavier, esteve presente, no dia 14 de dezembro, na audiência sobre o transporte escolar. Audiência pública debate oferta de transporte escolar para estudantes no interior do estado e é constatado que alunos caminham dezenas de quilômetros para conseguirem acessar a condução. 

Claudinei Ludwig, presidente do Conselho Escolar da EEEF Ataliba Rodrigues das Chagas, de São Gabriel, destacou a falta completa do transporte escolar, por falta de garantia do contrato nas licitações com o transporte naquela região. Ainda falou que há problema na manutenção das estradas e que as mesmas sem as melhores condições são um obstáculo para o transporte escolar. 

A Deputada Sofia Cavedon destacou que mais de 600 jovens, nos municípios de Santo Ângelo, São Gabriel, Sant'Ana do Livramento estavam sem poder acessar a escola por problemas nos contratos dos transportes. Informou que farão uma grande reunião em fevereiro sobre o regime de colaboração para que se os municípios envolvidos respondam pelo processo de aprendizagem desses alunos. 

O Diretor Geral da Secretaria de Educação do RS, Guilherme D. Corte, afirmou que o governo do estado possui um Programa de Apoio ao Transporte Escolar que realiza parceria com os municípios do Estado efetuando o repasse dos recursos e disse que há um planejamento para trazer os municípios que estão rompidos com esse programa. Assim, com o retorno desses municípios, em parceria e regime de colaboração fazer com que o problema não mais exista. 

A Dra. Andréia, representante da Defensoria Pública, se dispos a ajuizar a situação e haverá também uma reunião com o Secretário Gastal, responsável pelas licitações. 

A presidente da ASSERS deixou registrado, no chat, a importância da audiência e a necessidade de que os alunos tenham garantido o processo de aprendizagem.

Na foto o representante do CPERS e o Presidente do Conselho Escolar da EEEF Ataliba.


(Clique aqui ou na imagem para ampliar)

Agenda ASSERS - 6 de dezembro

Na quinta-feira, 6 de dezembro, a vice-presidente, Márcia Coiro, assumiu a vaga da ASSERS, no Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB/RS. Na ocasião foi escolhida Ana Rita Berti Bagestan como presidente do CACS e Márcia Coiro para vice-presidente.


(Clique aqui ou na imagem para ver as fotos)

Agenda ASSERS - 25 de novembro

A presidente da ASSERS, Nina Ventimiglia Xavier, esteve presente na reunião do Comitê Popular de Acompanhamento da Crise Educacional no RS. Na ocasião estiveram  presentes o professor Eliezer Pacheco, que representa o coordenador da área de educação na transição, Henrique Paim, e o professor Alexandre Vidor, que assessora o grupo técnico da Comissão de Transição da Educação para o novo governo federal e aproximadamente 30 entidades gaúchas da área da educação. Cada instituição participa com um(a) representante, com a ideia de trazer, conforme a perspectiva de seu segmento, um breve relato-diagnóstico do último quadriênio para a educação básica no RS. 

Nina Ventimiglia falou sobre a necessidade de concluir a regulamentação da profissão dos supervisores de educação, a formação dos profissionais da educação, necessidade de concurso público e destacou que a ASSERS entregará, através de e-mail, um documento mais detalhado para constar no relatório das entidades de Educação Básica do RS.


(Clique aqui ou na imagem para ampliar)

Agenda ASSERS - 16 de novembro

Nesta quarta-feira, 16 de novembro, às 19 horas, membros da diretoria reuniram-se analisando a pauta da primeira quinzena deste mês. Aconteceu uma análise de conjuntura, reflexão sobre os dados que a mídia apresenta sobre a transição de governo e encaminhamentos para o encerramento do ano. A segunda vice-presidente, Norma Brigo fez o relato sobre a celebração dos 70 anos da Coordenadoria Regional de Educação de Santo Ângelo. 

Estiveram presentes Márcia Coiro, Norma Brigo, Vanderlete Neves e Nina Ventimiglia Xavier.


(Clique aqui ou na imagem para ampliar)

Confraternização dos 70 Anos da 14º CRE

Neste mês de novembro a 14ª CRASSERS e a ASSERS estiveram presentes na Confraternização dos 70 Anos da 14° Coordenadoria Regional de Educação.

Agradecemos a parceria e apoio da 14ª CRE  nas atividades da 14ª CRASSERS e nas comemorações dos 50 Anos da ASSERS.


(Clique aqui ou na imagem para ampliar)

Agenda ASSERS - 9 de novembro

No dia 9 de novembro, 18 horas, reunião do Comitê Popular Estadual de Acompanhamento da Crise Educacional no RS, retomando suas atividades. Representando a ASSERS, nesse encontro virtual, compareceu  Nina Ventimiglia Xavier. Na retomada das atividades do Comitê constou da pauta: avisos; informes; avaliações e indicativo de ações para o acompanhamento neste novo período. A próxima reunião será informada/divulgada no grupo de WhatsApp.


O Departamento de Formação/ASSERS reuniu-se às 20 horas, nesta quarta-feira, tendo debatido temas como o atual cenário estadual e nacional, reorganização das agendas do departamento, atividades para o encerramento de 2022, grupo de estudo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação, ampliar o número de participantes do Departamento de Formação, relato sobre o Conselho Municipal de Educação e assuntos gerais. Compareceram: Jaira Coelho, Fábia Bernardes, Márcia Coiro, Marines Lemes e Nina V. Xavier.


(Clique aqui ou na imagem para ver as fotos)

Agenda ASSERS - 8 de novembro

Nesta terça-feira, 8 de novembro, às 18 horas, a presidente da ASSERS, Nina Ventimiglia Xavier, compareceu na Feira do Livro, no estande da Assembleia Legislativa do RS, para o lançamento do trabalho realizado pela Comissão Especial de Monitoramento do cumprimento das Metas do Plano Estadual de Educação (PEE). 

A Deputada Estadual Sofia Cavedon fez a apresentação das cartilhas, fruto de vários meses de trabalho conectado ao acompanhamento realizado também pelo Tribunal de Contas do RS e pelo Fórum Estadual de Educação.

A ASSERS, nessa ocasião, foi contemplada com a coleção de cartilhas, material relevante para estudo e pesquisa por parte dos profissionais da educação. O referido material  está disponível em nossa biblioteca. As CRASSERS receberão esse material para compartilharem em suas regiões. Parabenizamos a comissão pela relevância e qualidade do trabalho realizado.


(Clique aqui ou na imagem para ampliar)

Agenda ASSERS - 12 de outubro

A diretoria da ASSERS esteve reunida, no dia 12 de outubro, dando encaminhamento a questões pertinentes ao segundo semestre de 2022, relato do 32º FESED, regulamentação da profissão, necessidade de revitalizar CRASSERS, publicação da revista Inovação e assuntos gerais. Estiveram presentes: Norma Brigo, Márcia Coiro, Fabia Bernardes, Valdemira Carpenedo, Vanderlete Neves e Nina V. Xavier.


(Clique aqui ou na imagem para ampliar)

Comissão Especial para monitorar o PEE-RS

Agenda ASSERS - 10 de outubro

A presidente da ASSERS, Nina V. Xavier, esteve presente virtualmente, na tarde do dia 10 de outubro, na reunião de apresentação e discussão do Relatório Final sobre o monitoramento do Plano Estadual de Educação. 

A reunião foi coordenada pela Deputada Sofia Cavedon e contou com a presença de representantes de diversas áreas da educação, deputados e da representante do Ministério Público.


(Clique aqui ou na imagem para ver as fotos)

Agenda ASSERS - 6 de setembro

A diretoria da ASSERS reuniu-se, virtualmente, às 19 horas e 30 minutos,  para tratar dos seguintes temas: 1. Homenagem recebida na Câmara de Vereadores de Santa Rosa em parceria com a 17ª CRASSERS. 2. Participação no FESED (outubro). 3. Regulamentação da Profissão de Supervisor. 4. Revitalização das CRASSERS e campanha para novos associados. 5. Revista com o tema referente aos 50 anos da ASSERS. 6. Criação do Departamento de Aposentados fomentando atividades de lazer, ampliando convênio, ações de acordo com os interesses dos participantes desse departamento. 7. Assuntos gerais. 

Estiveram presentes: Norma Brigo, Márcia Coiro, Vanderlete Neves, Fabia Coelho, Valdemira Carpenedo e Nina Ventimiglia Xavier.


(Clique aqui ou na imagem para ampliar)

Homenagem à ASSERS na Câmara de Vereadores de Santa Rosa

No dia 5 de setembro, às 17 horas e 30 minutos, na Câmara de Vereadores de Santa Rosa aconteceu uma sessão especial homenageando o cinquentenário da ASSERS. O vereador Dado Silva foi o proponente da homenagem e a 17ª CRASSERS encarregou-se de divulgar e convidar para esse momento tão significativo na trajetória da nossa entidade. 

Destacamos a presença da diretoria da 17ª CRASSERS, colegas Valdemira Carpenedo, Roseli Ribeiro, Solange Rockenbach e Elaine Sanagiotto que foram incansáveis para o sucesso do evento. Inúmeras autoridades locais estiveram presentes, assim como destacamos a presença das colegas da 14ª CRASSERS/Santo Ângelo. 

Representando a Diretoria Central estiveram a presidente Nina Ventimiglia Xavier, a segunda vice-presidente Norma Brigo e a segunda tesoureira Valdemira Carpenedo. Estiveram prestigiando esse momento a representante do núcleo do CPERS, professora Eloisa Womer e a colega orientadora educacional Ceres Führ representando o Núcleo dos Orientadores Educacionais de Santa Rosa (NOESRO).  

Agradecemos a todos e todas que de uma forma ou outra tornaram possível a realização dessa homenagem aos 50 anos da ASSERS.


(Clique aqui ou na imagem para ver as fotos)

Agenda ASSERS - 2 de setembro

No dia 2 de setembro, aconteceu uma reunião do Departamento de Formação, tendo na pauta temas como: 

Estiveram presentes: Marcia Coiro, Marinês Lemes, Fabia Bernardes, Jaira Coelho e Nina Ventimiglia Xavier. 

Ficou definido que o Departamento de Formação tem interesse em participar com um representante no FESED. A Formação terá outras reuniões para poder dar sequência as propostas apresentadas nessa ocasião.


(Clique aqui ou na imagem para ampliar)

Convite

A 17ª CRASSERS em parceria com a Câmara de Vereadores de Santa Rosa promovem uma sessão especial dando sequência aos festejos do cinquentenário da ASSERS.


(Clique aqui ou na imagem para ampliar)

XXII Encontro Internacional de Educação

ASSERS 50 Anos: Supervisão Educacional, passado, presente e futuro

XXII Encontro Internacional de Educação  

Promovido pela ASSERS e 19 CRASSERS/FRONTEIRA

Realizado em Sant'Ana do Livramento, nos dias 18 e 19 de agosto de 2022.


(Clique aqui ou na imagem para mais informações)

Agenda ASSERS - 11 de agosto

A diretoria central esteve reunida, virtualmente, no dia 11 de agosto para deliberar temas referentes ao Encontro Internacional de Educação que ocorrerá nos dias 18 e 19 de agosto de 2022, na cidade de Sant'Ana do Livramento. 

Além dessa pauta foram tratados assuntos como a regulamentação da profissão e a repercussão da homenagem da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo e a formação que ocorreu no dia 9 de agosto.


(Clique aqui ou na imagem para ampliar)

14ª CRASSERS em ação

14ª CRASSERS em Ação: Homenagem aos 50 anos da ASSERS e 40 anos da 14ª CRASSERS

Nos dias 8 e 9 de agosto, por iniciativa da 14ª CRASSERS/Santo Ângelo, aconteceram atividades celebrativas e formativas pelo dia do Supervisor Escolar. Na segunda-feira, 8 de agosto, aconteceu na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, uma sessão solene, proposta pela vereadora Jaqueline Possebon, para a ASSERS 50 anos. Estiveram na mesa, representando a 14ª CRASSERS e a ASSERS, respectivamente a colega Sandra Grasel e a presidente da ASSERS, Nina Ventimiglia Xavier a quem coube proferir uma breve fala sobre a educação e a supervisão. Nina aproveitou a oportunidade para explanar como anda a situação da regulamentação da profissão de Supervisor Educacional.


(Clique aqui ou na imagem para ver as fotos)

Agenda ASSERS - 5 de agosto

Na sexta-feira, 5 de agosto, a presidente da ASSERS, Nina Ventimiglia Xavier esteve presente em Campo Grande/MS, a convite da Associação Campo-Grandense de Supervisores Escolares, para participar do I Simpósio ACSE "Educação Pública: A Presença dos especialistas no cotidiano escolar". 

Nina proferiu palestra intitulada "Profissionais da Educação: dialogando sobre o hoje, pensando o amanhã".  No turno da manhã, com uma plateia de 200 especialistas, a participação foi efetiva e de importantes debates. No vespertino, um outro grupo composto de 150 especialistas, participaram ativamente, questionando e construindo novos conhecimentos. Ao ser interrogada sobre o evento, a presidente da ASSERS afirmou ser de relevante importância preservar o tempo para os profissionais da educação refletirem sobre sua práxis e parabenizou a ACSE/MS, através da presidente Helena Sá,  pelo esforço empreendido para realizar uma formação presencial.


(Clique aqui ou na imagem para ver as fotos)

Agenda ASSERS - Congresso Nacional

A ASSERS e a ASESC estiveram no Congresso Nacional nos dias 3 a 5 de agosto em busca de fortalecer o Projeto de Lei 4106/12 que regulamenta a profissão do Supervisor Escolar.

Seguimos nosso caminho em busca dos direitos para toda a classe dos supervisores para aprovação do projeto. Visitamos diversos senadores e deputados espalhando nossa mensagem e argumentação em busca de arrecadar apoiadores para nossa causa.

Enquanto houver 1% de chance de conquistarmos a aprovação do projeto e nossos objetivos não iremos desistir!

Seguem alguns registros das atividades dos últimos dias em Brasília. 

Associação dos Supervisores Escolares de Santa Catarina representada pela vice-presidente e tesoureira; Selma David Lemos e Suely Souza de Brum juntamente com a presidente da Associação de Supervisores do Rio Grande do Sul Nina Xavier.

Contamos com o apoio de vocês nesta luta!

Seguimos Juntos.


(Clique aqui ou na imagem para ver as fotos)

I Simpósio ACSE Educação Pública

Associação Campo-Grandense de Supervisores Escolares, realiza

I Simpósio ACSE Educação Pública:

"A Presença dos Especialistas no Cotidiano Escolar"


Profissionais da Educação: dialogando sobre o hoje, pensando o amanhã.

Com Ma. Nina Rosa Ventimiglia Xavier

Público-alvo: Equipe Técnico-Pedagógica das escolas da Reme


5 de agosto, sexta-feira

7h30min às 11h - 13h30min  às 17h

Local: Rua Barão do Rio Branco, 1811 - Centro - UCDB - Campus 2


ATENÇÃO: trazer material pedagógico (tesoura, lápis de cor, régua e outros).


(Clique aqui ou na imagem para ampliar)

Homenagem à ASSERS e 14ª CRASSERS

Homenagem aos 50 anos da ASSERS e 40 anos da 14ª CRASSERS (Sto Ângelo e municípios vizinhos).

Homenagens que realizaram o resgate histórico da ação dos supervisores educacionais na região missioneira do Rio Grande do Sul. A ASSERS e CRASSERS agradecem as comunidades envolvidas nessas solenidades pela constante parceria ao longo dessas décadas dedicadas para a qualificação da educação e a valorização profissional. 

Nina V. Xavier, atual presidente, está em viagem representando a ASSERS, em diversas atividades em prol da categoria, manifesta seu reconhecimento e agradece para as comunidades as homenagens recebidas, especialmente para as Câmaras de Vereadores que promoveram as sessões especiais para celebrar a existência da ASSERS e das quatro décadas da 14ª CRASSERS. 

Estiveram presentes em Cerro Largo e Guarani das Missões, as duas vices-presidentes da ASSERS, Marcia Coiro e Norma Brigo levando o abraço e a alegria de podermos celebrar essa trajetória. Parabenizamos a ação celebrativa organizada pela 14ª CRASSERS. 

Registros fotográficos dos momentos em Cerro Largo e Guarani das Missões: clique aqui ou na imagem para ver. 

XXVIII Seminário Estadual da AOESC

XXVIII Seminário Estadual dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina - 27, 28 e 29 de julho de 2022

No dia 27 de julho, no Auditório Tito Sena FAED/UDESC, iniciou o XXVIII Seminário Estadual da AOESC, tendo como tema "A Orientação Educacional e a Pedagogia: contextos educativos em tempos de mudanças". A presidente da ASSERS esteve presente na abertura e participou, no turno da tarde, na mesa intitulada "As contribuições dos Fóruns para a Orientação Educacional e a Pedagogia", mesa que contou também com a presença da Orientadora Educacional Rosangela Diel (AOERGS) e da presidente da AOESC, Dileia Pereira Bez Fontana,  que atuou como coordenadora. Na oportunidade, Nina V. Xavier apresentou aos presentes um breve relato sobre a finalidade, os objetivos do FESED - Forum Nacional das Entidades Representativas dos Especialistas em Educação. A gestão da ASSERS parabeniza a AOESC, na pessoa da presidente Dileia, pela excelência do evento.


(Clique aqui ou na imagem para ver as fotos)

ASSERS na luta pela regulamentação da profissão de supervisor educacional

A ASSERS  participa da luta pela regulamentação da profissão de Supervisor/a Escolar/Educacional. 

Participe! Envie uma mensagem ao seu parlamentar solicitando que apoie os encaminhamentos dados na Câmara dos Deputados. O seu apoio é fundamental!

Em dezembro de 2018, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou a proposta do deputado Ademir Camilo (MDB-MG) que regulamenta a profissão de supervisor educacional em instituições públicas e privadas de ensino (PL 4106/12).

O projeto estabelece que o profissional coordene as atividades de planejamento, execução, controle e avaliação do projeto político pedagógico, juntamente com os demais profissionais da educação, direção e professores da Unidade Educativa. 

Pelo texto, para todos os efeitos legais, supervisor educacional é sinônimo de supervisor escolar e de supervisor pedagógico. 

Agora é importante que o PL volte a tramitar e seja analisado pelo plenário. Por isso, as entidades que representam os supervisores nos estados, na luta pela melhoria da qualidade da educação no Brasil, estão buscando o apoio de toda a sociedade, explicando a importância da regulamentação da profissão. Neste momento é fundamental o engajamento de todas e todos, só assim alcançaremos uma educação com qualidade pedagógica em todas as escolas do nosso país.

Quer mais informações? Entre em contato através do e-mail: assersdigital@gmail.com 


(Clique aqui ou na imagem para ampliar)

8jul22

Doação de livros por Lilian Zieger

A ASSERS recebeu neste mês de julho vários livros doados pela ex-presidente Lilian Ziegler

Agradecemos em nome do quadro de associadas/os e informamos que os mesmos estarão disponibilizados na Biblioteca (na sala de reuniões).


(Clique aqui ou na imagem para ver as capas dos livros)

Agenda ASSERS - 22 de junho

Na última quarta-feira, 22 de junho, às 20 horas, aconteceu mais uma reunião da atual equipe gestora da ASSERS juntamente com o Conselho Fiscal, Deliberativo, dirigentes de CRASSERS e Departamento de Formação. 

O principal tema da pauta foi o Encontro Internacional de Educação, intitulado ASSERS 50 Anos: Supervisão Educacional, passado, presente e futuro. 

O Encontro será realizado em Sant'Ana do Livramento, no auditório da Unipampa, no dia 19 de agosto (sexta-feira). Em breve será divulgada a programação e aberta as inscrições. 

Informamos que o número de vagas é limitado e o evento será presencial (não haverá transmissão pela rede). 

No dia 18 (quinta-feira) ocorrerá o credenciamento, entrega de material; haverá uma sessão especial na Câmara de Vereadores e após um jantar de confraternização (para os participantes será por adesão). 

Convidamos nossas/os associadas(os), colegas interessados em participar deslocando-se para a fronteira da Paz que desejem mais informações, para entrar em contato com a ASSERS, pelo celular/WhatsApp 51-995074026. 

Na ocasião a segunda vice-presidente da ASSERS, Norma Brigo, informou que haverá uma sessão solene na Câmara de Vereadores, em Santo Ângelo, em homenagem ao cinquentenário da ASSERS, no dia 8 de agosto, promovido pela 14 CRASSERS. 

Informamos que haverá inscrição com valor diferenciado para quem for associado da ASSERS. Participem!


(Clique aqui ou na imagem para ampliar)

Agenda ASSERS - 13 de junho

Formação em Xangri-lá

Aconteceu no dia 13 de junho, segunda-feira, o segundo encontro do curso "Supervisão Educacional: necessidades e possibilidades no cotidiano escolar", em Xangri-lá, ministrado por Marinês Lemes e Nina Ventimiglia Xavier. O turno da manhã foi dedicado ao debate sobre as questões pertinentes a pesquisa, docência e a práxis da supervisão educacional. Registros e suas peculiaridades que afetam ao saber e fazer do profissional da Supervisão foram abordados no turno da tarde. O grupo participante atuou intensamente dos desafios, debatendo e contribuindo para a construção coletiva de novos conhecimentos.


(Clique aqui ou na imagem para ampliar)

Live Educação Especial

O Decreto 10.502, de 30 de Setembro de 2020, trata da implementação da Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida (PNEE 2020). Você já conhece? Sabe o que a instituição dessa política representa em termos práticos?

Live Educação Especial - Instituto Municipium

Com Patrícia Feijó e Marlene Petry


14 de junho, terça-feira, 18h30

Episódio 6, Temporada 2

Temas abordados: 

- Educação Especial inclusiva: vivências e práticas no contexto educacional

- A Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Aspectos Legais do Decreto nº 10.502/2020

Apresentação:

- Marlene Petry, Marlene Petry, professora, Graduada em Pedagogia- Orientação Educacional (ULBRA, 1982-1986), com Pósgraduação – Especialização – em Educação Inclusiva (UCB/RJ, 2005-2006), em Psicopedagogia Institucional (UCB/RJ, 2005-2006), em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNILASALLE, 2007-2008), e com Pós- Graduação em andamento em Neuropedagogia (CENSUPEG, 2022). Doutoranda em Epistemologia e História, na Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTreF,2009). Experiência em treinamentos direcionados a profissionais do magistério, atuação como docente na educação especial. (Instagram @marlepetry)

- Patrícia C. Bento Feijó, Professora, Advogada, Especialista em Educação e Sócia do Instituto Municipium.(Instagram @patricia.c.feijo)


Acesse no canal da Assers no Youtube 

ou neste link direto: https://youtu.be/Tvch_xjWGhs


No link abaixo, acesse o documento do Ministério da Educação, com todas as informações sobre a Política Nacional de Educação Especial.

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-lanca-documento-sobre-implementacao-da-pnee-1/pnee-2020.pdf 

Agenda ASSERS - 1 de junho

No dia 1º de junho, a presidente da ASSERS, Nina Rosa Ventimiglia Xavier, esteve presente em São Gabriel conversando com o grupo de Supervisoras, do município e do estado, sobre os encaminhamentos da Supervisão Educacional no âmbito nacional, sobre a regulamentação da profissão, abordando também o desempenho profissional e pedagógico em tempos de pandemia. Após esse tempo formativo e informativo, foi alicerçada um grupo para tratar da criação da CRASSERS São Gabriel. 

A ASSERS agradece a acolhida de Eduardo Pastorio, das Supervisoras Ângela, da Migue, do professor Adriano e de todas as participantes do encontro pela interação constante, desafiadora e cooperativa. 

Aprendemos muito com esse grupo. Desejamos que a CRASSERS que nascerá em São Gabriel venha a ser um polo de formação e valorização profissional da Supervisão Educacional.


(Clique aqui ou na imagem para ampliar)

Formação para Supervisores Escolares

Diálogo de Supervisor para Supervisor

Nina Ventimiglia Xavier, atual presidente da ASSERS, esteve em Sant'Ana do Livramento, no dia 31 de maio, nessa oportunidade realizando uma ação formativa. O encontro "Diálogo de supervisor para supervisor" abordou temas atuais, que desafiaram e desafiam, no cotidiano escolar, a construção do conhecimento e o processo de aprendizagem.


(Clique aqui ou na imagem para ver as fotos)

Agenda ASSERS - 27 de maio

Nessa quinta-feira do dia 27 de maio, no turno da tarde, em Xangri-lá, estiveram Marinês Lemes (Departamento de Formação/ASSERS) e Nina Ventimiglia Xavier (presidente/ASSERS), numa parceria com a Secretaria de Educação daquele município, dando início ao curso "Supervisão Educacional: Necessidades e Possibilidades no cotidiano escolar". 

O primeiro encontro aconteceu na Escola Petronilha Maria Alves, estiveram presentes na abertura, além das palestrantes e dos participantes do curso, a Secretária de Educação Luzia Serra Brehm, a Coordenadora Pedagógica, Paula Fogaça; pela  Supervisão do Ensino Fundamental, Cristiane Rodrigues e Micheli Rosner e Supervisão da Ed. Infantil, Eduardo  Ingrassia. 

O curso abrangerá temas da supervisão no cotidiano escolar, oportunizará reflexão e prática sobre as necessidades do processo de ensino e aprendizagem no período pandêmico e as possibilidades para o pós-pandêmico.


(Clique aqui ou na imagem para ver as fotos)

Agenda ASSERS - XXXI FESED: 23, 24 e 25 de maio

Na segunda-feira 23 de maio, na cidade de Brasília, iniciou o XXXI FESED - Fórum Nacional das Entidades Representativas de Especialistas de Educação, secretariado pelo SINESP.  

No primeiro dia, a análise de cada entidade e encaminhamentos realizados no turno da manhã. No turno da tarde, debate sobre ações para o fortalecimento do FESED e palestra com Enrico Monteiro Ribeiro sobre "Conjuntura Nacional". 

No segundo dia, ocorreu a síntese das atividades anteriores e o prosseguimento dos debates sobre critérios fundantes do FESED. Nesse mesmo dia, no turno da tarde, destacamos a palestra da Profª Drª Maria Amélia Santoro Franco falando sobre Questões Atuais da Pedagogia. Inúmeras participações, perguntas e comentários, para a palestrante, demonstraram a qualidade dos dados e o convite para refletirmos sobre as diretrizes da Pedagogia.

Na quarta-feira, a atividade da elaboração da carta do Fórum e na sequência a definição da data do XXXII FESED que ocorrerá em outubro. 

No encerramento, avaliação e os agradecimentos para o SINESP, entidade que secretaria o evento.

Foram três dias de muitos debates, estudos e análises criteriosas sobre temas atuais da educação assim como também foram abordados temas sobre a estrutura e encaminhamentos do próprio Fórum. Parabenizamos ao SINESP pela organização e pela gentil acolhida. E até outubro no XXXII FESED.

Agenda ASSERS - 18 de maio

O Departamento de Formação da ASSERS esteve reunido, na noite desta quarta-feira, tendo como pauta o calendário de formação em diversos municípios e o Encontro Internacional dos 50 anos da ASSERS.


(Clique aqui ou na imagem para ampliar)

Aniversário da CRASSERS Fronteira

No dia 13 de maio de 2019, no Salão de Atos da Prefeitura de Sant'Ana do Livramento, foi fundada a CRASSERS Fronteira. 


Hoje, 13 de maio de 2022, celebramos o terceiro aniversário dessa CRASSERS que tanto tem contribuído para o engrandecimento da ASSERS e colaborado na valorização profissional dos seus associados. Na pessoa do seu diretor presidente, professor Noelci Prestes Cunha, homenageamos a todas as supervisoras e todos os supervisores de educação da CRASSERS Fronteira.


Parabéns!

Para assistir, clique no card com o link para o Youtube, ou veja o canal de vídeos da ASSERS.

Projeto Educação Legal

Gestão da carreira dos profissionais do magistério

Com Patrícia Collat Bento Feijó

O Educação Legal é um projeto desenvolvido pelo Instituto Municipium e Municipium–EAD, que oferece, gratuitamente, aulas, lives, webnários e materiais de orientação (como e-books e artigos). As atividades abordam aspectos legais específicos envolvidos na organização e oferta da educação municipal, trazendo ainda, situações pontuais do cotidiano escolar que demandam noções jurídicas básicas.


Projeto Educação Legal - Episódio 5, Temporada 2

Tema: Gestão da carreira dos profissionais do magistério


Apresentação: Patrícia Collat Bento Feijó, Professora, Advogada, Especialista em Educação.

Apoio: ASSERS

Assista a reprodução da live realizada em 10 de maio, 18h30:

Acesse o canal de vídeos da Assers: youtube.com/assersdigital

Ou o canal do Instituto Municipium: youtube.com/MunicipiumEAD

Para assistir, clique no card com o link para o Youtube, ou veja o canal de vídeos da ASSERS.

Agenda ASSERS/CRASSERS Fronteira - 10 de maio

Na manhã da terça-feira, 10 de maio, a presidente Nina Ventimiglia Xavier participou, na Rádio Cultura de Livramento, do programa "Correspondente Cultura", sendo entrevistada pelo radialista Dagberto Reis.

A presidente da ASSERS divulgou a importância da CRASSERS Fronteira ter aceito o desafio de organizar, através do diretor presidente Noelci Prestes Cunha, o Encontro Internacional dos 50 anos da ASSERS. Ela agradeceu o convite para retornar a Rádio Cultura quando a programação já estiver definida e reafirmou o desejo de que os profissionais da educação estejam presentes nos dias 18 e 19 de agosto na formação proporcionada pela ASSERS em parceria com a CRASSERS Fronteira.

No ínicio da tarde, a presidente da ASSERS esteve no Colégio Santa Teresa de Jesus, onde foi acolhida pela Secretária Adriana. Nina V. Xavier entregou um material da ASSERS e fez o convite para que os profissionais da educação participassem do Encontro Internacional dos 50 anos da ASSERS. 

Ao término dessa agenda, Nina V. Xavier dirigiu-se para ao Instituto Carlos Vidal de Oliveira, onde foi acolhida pelo colega diretor presidente da CRASSERS, professor Noelci Prestes Cunha. Nessa escola a presidente conversou com a turma CN10 e o grupo de estagiários do curso Normal.


(Clique aqui ou na foto em destaque para ver as fotos desta agenda)

Agenda ASSERS/CRASSERS Fronteira - 9 de maio

A presidente da ASSERS, Nina Ventimiglia Xavier, cumpriu agenda junto a CRASSERS Fronteira no dia 9 de maio:

- Com diretor presidente da CRASSERS Fronteira, professor Noelci Prestes Cunha, audiência com a Secretária Municipal de Educação de Sant'Ana do Livramento, Elisangela Duarte

A principal pauta da reunião tratou do Encontro Internacional dos 50 anos da ASSERS, voltado para as/os Supervisoras/es de Educação, mas que também acolherá outros profissionais da educação. O evento ocorrerá nos dias 18 e 19 de agosto, contemplando uma agenda intensa de atividades celebrativas ao cinquentenário da ASSERS. A diretoria da ASSERS e CRASSERS agradecem a acolhida da secretária de educação e sua equipe, contando com a participação dos profissionais da educação do município.

- Audiência com o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Sant'Ana do Livramento, vereador Aquiles Pires. Na pauta a Sessão Especial em homenagem aos 50 anos da ASSERS, que acontecerá dia 18 de agosto, às 19 horas, na Câmara de Vereadores.

- Audiência com a Coordenadora Regional de Educação, professora Ana Alice Campagnaro. A presidente da ASSERS e o diretor da CRASSERS Fronteira, apresentaram a pauta principal sobre o Encontro Internacional dos Supervisores Educacionais. A segunda pauta tratada foi a possibilidade de colaboração da ASSERS/CRASSERS com as formações da coordenadoria. A gestão da ASSERS e da CRASSERS agradeceu a gentil acolhida. Ao término ficou a expectativa de ampliar o diálogo sobre formação continuada para os supervisores da região.

- Nina e Noelci também realizaram uma visita ao setor pedagógico do Instituto Estadual de Educação Professor Liberato Salzano Vieira da Cunha. Realizaram o convite para que a comunidade participe do Encontro Internacional dos 50 anos da ASSERS.

- Participação do programa "Na Lage do Duda", com o conhecido jornalista santanense Duda Pinto. Nina V. Xavier, nessa oportunidade, falou sobre a realização do Encontro Internacional, dos 50 anos da ASSERS, e deixou um convite aos Supervisores de Educação de todo o estado para que participem, assim como os demais profissionais da Educação. A presidente da ASSERS agradeceu ao jornalista pela oportunidade de divulgar o evento e ao convite para mais próximo do evento voltar para divulgar a programação.

- Reunião na Unipampa, com João Timóteo de los Santos - Coordenador Administrativo do Campus de Sant'Ana do Livramento e Alexandre Vicentine Xavier - Diretor do Campus da Unipampa, Sant'Ana do Livramento, para fazerem os acertos do Encontro Internacional de Supervisores Educacionais. Nina agradeceu a acolhida e parceria da Unipampa destacando a relevância das parcerias entre as Universidades e a Educação Básica.

- Dando sequência a agenda de organização e divulgação do Encontro Internacional, dos 50 anos da ASSERS, Nina Ventimiglia Xavier participou da programação da Rádio Sentinela 24 horas, com o repórter Lucas Bichinque. Novamente a presidente Nina falou sobre o evento, convidando os profissionais da educação para participarem desse momento de formação. 

- Reencontro na Escola Professor Chaves: a professora Nina V. Xavier, foi carinhosamente recebida em sua primeira escola, a E.E. de E. M. Professor Chaves, onde sua avó, Hilda Trindade Ventimiglia, foi a primeira diretora. Na foto, professora Nina, com o Diretor Daniel Tavares, a vice-diretora Lóren Rocha e a Orientadora Helenice Icart. Nina após recordar bons momentos de sua época de estudante agradeceu, comovida, a homenagem recebida. A presidente da ASSERS convidou os profissionais da educação daquele educandário para participarem do Encontro Internacional.

- No final da tarde, Nina V. Xavier, participou do programa "Na hora do rush", Rádio Líder 93.1FM, dando uma entrevista ao radialista Patrício, em Sant'Ana do Livramento. Na pauta da entrevista um convite para os profissionais da educação participarem do Encontro Internacional dos 50 anos da ASSERS.


(Clique aqui ou na foto em destaque para ver as fotos desta agenda)

CRASSERS Fronteira - 5 de maio

Na quinta-feira, 5 de maio, o diretor da Coordenadoria Regional da Associação dos Supervisores Educacionais do Estado do Rio Grande do Sul, CRASSERS Fronteira, esteve em audiência com o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Sant’Ana do Livramento, vereador Aquiles Rodrigues Pires. 

Nessa oportunidade o professor Noelci Prestes da Cunha apresentou o projeto do Encontro Internacional, em homenagem aos 50 anos da ASSERS, que acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto na cidade de Sant'Ana do Livramento. Foi acertado também a realização de uma sessão solene em homenagem ao cinquentenário da ASSERS.

Convite para reunião ASSERS, CRASSERS e Conselhos

Convite aos membros da Diretoria Central, aos Conselheiros e diretores das CRASSERS. A sua presença fará com que nossas decisões sejam fortalecidas e a ASSERS continue, coletivamente, trabalhando em prol da valorização profissional e da formação contínua.

Dia 6 de maio, 20h.

Link será postado nos grupos de WhatsApp.

Agenda ASSERS - 5 de maio

A ASSERS presente na pauta "Diálogo Público Participação Cidadã: O Papel dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas". Lançamento da Cartilha Cidadão Fiscal que orienta como denunciar a irregularidade no uso dos recursos públicos. Excelentes contribuições, críticas e que proporcionam aspectos reflexivos, sobre a necessidade de participar, de controlar e de contribuir com responsabilidade através dos Conselhos Municipais.

Cartilha Cidadão Fiscal: https://portal.tcu.gov.br/cartilha-cidadao-fiscal.htm (clique para acessar)


(Clique aqui ou na imagem para ver as fotos)

Agenda ASSERS - 3 de maio

Nesta terça-feira, 03 de maio, reuniram-se os membros do Departamento de Formação: colegas Jaira, João e Margareth, a presidente da ASSERS Nina Ventimiglia Xavier e o professor Noelci Prestes Cunha, diretor da CRASSERS Fronteira. 

Nesse espaço/tempo foi planejado o Encontro Internacional dos 50 anos da ASSERS. O Encontro ocorrerá em Livramento e em breve divulgaremos mais detalhes. Por enquanto, prepare seu coração, pois muita história acontecerá e estamos lhe convidando para ser protagonista conosco não só de mais uma  formação da ASSERS, mas do Encontro Internacional do cinquentenário da nossa associação. 

Juntos somos mais fortes! Agende esse tempo para participar, vá arrumando a mala para quando chegar a hora estar conosco nesse momento histórico.

A atuação da supervisão no cotidiano da escola pós-pandemia desafios das aprendizagens e da avaliação

Na sexta-feira 29/04, a presidente Nina Ventimiglia Xavier, esteve no município de Jaguarão, participando do encerramento do projeto de formação de supervisores de Jaguarão e Arroio Grande. Os profissionais da educação participaram do curso de extensão “A atuação da supervisão no cotidiano da escola pós-pandemia desafios das aprendizagens e da avaliação”.

A formação foi promovida pelo GEPPAGE - Grupo de Estudos e pesquisas em políticas, avaliação e Gestão da Educação (UNIPAMPA/CNPq), pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura sobre a coordenação da professora Dra. Ana Cristina da Silva Rodrigues e Lisiane Inchauspe (GEPPAGE) e pela professora Sandra Martins da secretaria municipal de educação de Jaguarão.

O curso abordou temas relevantes como a Avaliação das instituições escolares, IDEB e Projeto Político Pedagógico, Avaliação diagnóstica da Alfabetização, a BNCC e os processos avaliativos no Ensino Fundamental. 

Na parte da manhã, após a mesa de abertura, Nina Ventimiglia Xavier falou destacando o papel da/do supervisora/supervisor e sobre  também a trajetória dos 50 anos da ASSERS na construção da identidade e pertencimento dos profissionais da área da supervisão educacional.

Logo, as/os supervisoras/es apresentaram seus projetos resultado da ação compartilhada com os docentes de suas comunidades. Um momento de extrema riqueza, pois oportunizou muitas trocas de experiências, espaço dialógico e de repensar o ato pedagógico de ensinar.

A ASSERS, através da sua atual presidente, agradece o convite, a carinhosa acolhida  e destaca o elevado grau de organização e qualidade do evento. Parabenizamos tanto a secretária de Educação Maria Angélica, de Arroio Grande, quanto ao secretário de Educação, Rafael, de Jaguarão, a professora Ana Cristina e toda a equipe envolvida no evento. 

Desejamos que novas formações estejam presentes no cotidiano dos municípios possibilitando a capacitação em serviço de todos os profissionais da educação.


(Clique aqui ou na imagem para ver as fotos)

Plenárias da CONEPE

Sábado, 30 de abril, a presidente Nina Ventimiglia Xavier participou das plenárias da CONEPE RS. 

A ASSERS cumprimenta da comissão organizadora assim como todas e todos envolvidos na realização do evento.

(Clique aqui ou na imagem para ver)

Conferência Livre da CONEPE - O que é a crise educacional?

O Comitê Popular de Acompanhamento da Crise Educacional no RS, juntamente com o FEPE-RS  e a CONAPE 2022, promovem Conferência Livre visando responder a seguinte pergunta:

O que é a Crise Educacional?

A mesa para instigar o debate será constituída pelas/os seguintes educadoras/es:


Quando? Nesta quinta-feira, 28 de abril às 18:00.

Onde? por meio de videochamada do google meet: para obter o link, entre em contato se identificando para o nosso email: comitepopulardeeducacao@gmail.com


Também será transmitido nas redes das entidades participantes dos fóruns que promovem a conferência. 

Assista pela página da ASSERS no Facebook: facebook.com/supervisoresrs


Uma carta pedagógica será produzida a partir dos acúmulos da conferência livre.

Novos conselheiros do CEEd-RS

No dia  27 de abril, a cerimônia de posse dos novos conselheiros do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd-RS). O evento ocorreu no Auditório da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre. 

Destacamos a presença, entre os conselheiros e conselheiras que assumiram essa gestão de 2022 até 2026, a presença da nossa colega e membro da gestão da ASSERS, professora Sônia  Maria Seadi Veríssimo da Fonseca, que representará nesse espaço o executivo estadual. 

Desejamos sucesso nessa relevante atividade, pois participar do Conselho Estadual de Educação é fundante para o bom desenvolvimento do Sistema Estadual de Ensino/Educação.

(Clique aqui ou na imagem para ver)

CRASSERS Fronteira

Audiência com a Secretária Municipal de Sant'Ana do Livramento

As professoras Aurea Guedes Giorgetta e Maria Otilia Muller, representando a Diretoria da CRASSERS Fronteira, estiveram em audiência com a senhora Secretária Municipal de Educação Elis Duarte. Na ocasião ratificaram a disposição de nossa Coordenadoria da ASSERS em ajudar nas formações dos professores municipais quando houver necessidade. Foi entregue para a senhora Secretária uma agenda 2022 da ASSERS.

Notícias 2021 e anteriores

Clique aqui