Entidade

A Associação

 CNPJ (MF) N.º 88.939.020/0001-73

Título de Utilidade Pública Estadual Nº 000330

Utilidade Pública Municipal Lei nº 11.571/2014

Criada em 22 de agosto de 1972, a ASSERS foi um marco inicial da organização política dos Supervisores de Educação no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil e a culminância de alguns acontecimentos locais, relacionados com a educação que remontava há uma década - 1962.

A Entidade declarada de utilidade pública estadual pelo Decreto Estadual N° 6726, no ano de 1973, um ano Após sua fundação, com registro na STCAS N° 105909; e de utilidade pública municipal pela Lei 11.571 de 12 de fevereiro de 2014 (conforme Projeto de Lei nº 383/13 de autoria do Vereador Professor Garcia).

A ASSERS teve sua origem na Lei n° 5692/71, que provocou a Instituição do Plano de Carreira do Magistério Público Estadual. A necessidade de garantir uma boa definição neste plano para o Supervisor Educacional foi a motivação da criação da Associação.

O trabalho inicial de organização partiu de diferentes segmentos da área educacional: Supervisores, Órgãos da Secretaria de Educação ligados à Supervisão Educacional, professores das Faculdades de Educação, das Universidades Federais vinculadas à habilitação de Supervisão Escolar e Grupo de Supervisores da Rede Estadual e Municipal, em razão do encaminhamento das lutas dos educadores.

Em 1978, continuou na vanguarda do movimento planejado e coordenado- o I ENSE (1° Encontro Nacional de Supervisores Educacionais).

Em busca de um trabalho de qualidade, a ASSERS vem, ao longo dos anos, propiciando aos seus associados e demais representantes da Educação: cursos, seminários, encontros nacionais e internacionais em diversas localidades do Brasil e outros países do Mercosul, que possibilitam analisar e debater questões educacionais em busca de alternativas e soluções para a melhoria da qualidade do ensino na América Latina.

Em sua trajetória, esta entidade permanece atuante no processo político educacional, firmando convênios com universidades para a promoção de cursos de Pós-Graduação em Supervisão Educacional no município de Porto Alegre. Já trabalhou com a URCAMP (Bagé), FACVESTE (Santa Catarina), PORTAL (Passo Fundo) e UTP (Universidade de Tuiuti do Paraná) com o apoio e assessoramento da UNÍNTESE de Santo Ângelo e UNIASSELVI (Indaial/SC). Teve parceria com a UNTREF (Universidade de Três de Febrero, Buenos Aires/AR com curso de Mestrado em Polyticas e Administración de La Educación, nos anos de 2007/2008/2009 e 2010.

A ASSERS mantém seus cursos de atualização, aperfeiçoamento, capacitação e formação continuada nas escolas, para as prefeituras e para a secretaria estadual. Neste ano, esta entidade está partindo para mais desafios, como a educação à distância com o apoio e assessoria da UNIERGS e Servi Projetos e Cursos do município de Camaquã, implementando os projetos da LAURET numa parceria que se mantém desde 2006, com cursos de graduação e pós-graduação.

Finalidades

A Associação dos Supervisores de Educação do Estado do Rio Grande do Sul é uma entidade de classe de natureza civil e fim associativo e educativo, autônoma, com sede e foro em Porto Alegre, sem fins lucrativos.

Conforme o artigo 2°, Sessão II do Estatuto da ASSERS (2003), a Associação tem por finalidades:

a) Reunir e congregar especialistas de educação do Estado do Rio Grande do Sul, habilitados ou os que venham a se habilitar em Supervisão Educacional e pedagogos;

b) Representar e defender os associados perante os Poderes Públicos, Autoridades Administrativas e Jurídicas;

c) Zelar pelos interesses dos associados, buscando soluções para suas questões profissionais;

d) Promover atividades de caráter técnico-pedagógico, cultural e científico visando o aperfeiçoamento e atualização profissional do associado;

e) Colaborar com os Poderes Públicos, Entidades de Classe e Órgãos Comunitários, no estudo e solução dos problemas educacionais;

f) Estabelecer intercâmbio com entidades congêneres;

g) Adotar medidas que contribuam para o crescimento, o bem estar e o fortalecimento do associado;

h) Lutar pelo reconhecimento da profissão de Supervisão Educacional, visando uma justa e condigna política salarial da categoria;

i) Incentivar o surgimento de lideranças que atuem como polos irradiadores de propostas político-educacionais;

A Entidade é constituída pela Diretoria Central, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, CPASSERS, CRASSERS e Quadro Social. Ampliou a sua representatividade e atuação a partir da base da categoria de supervisores municipais, estaduais, particulares e federais.

No decorrer desse período de existência, esta Entidade trabalha e luta pela valorização e reconhecimento do Supervisor Escolar/Educacional e pela valorização da Pedagogia, enquanto Saber e Instrumento de trabalho, na busca de uma nova postura do Supervisor como educador articulador/mediador orgânico do processo ensino-aprendizagem.

Estatuto

Galeria Presidentas

Sócios Fundadores

Edy Pereira Schneider

Clodia Maria Godoy Turra

Jadi Mousquer Costa

Lenir Cancella André

Lourdes Conceição Lazzari Bonotto

Carmem Eunice Chagas Ribeiro

Rita Mussi Carneiro Monteiro

Stella Andreretta Marques de Farias

Íris Machado Milleto

Amélia Pinto Bulhões

Regina Gonçalves e Silva

Carmem Terezinha de Oliveira Pereira

Iranete Ecker Köhler

Carmem Maria Cadermatori Rivaldo

Maria da Gloria Dutra Brandeburski

Geny Barbosa Correa

Vera Gladis V. de Almeida

Maria Aparecida Barcelos

Ilce Norma Riegel

Seclinda Streb Sortica

Maria Esther Porciúncula Saldanha

Lygia Baisch

Vera Maria Pingret da Silva

Maria Helena L. da Silveira

Elia Maria Amaral da Costa

Maria Cândida Siqueira

Maria Tereza Hoefel

Maria José B. Pessato

Maria Necy Ribeiro da Silveira

Maria da Glória Alcântara

Alba Maria Souza Heinek

Teresinha Lais Amoretti

Ivete Gringoleto Pizatto

Maria de Lourdes J. Viana

Anita de Souza Duarte Baron

Tereza Pankoswski Rosa

Vani Mendonça Chaves

Maria Francisca Coruja

Flávia Elisabetha Braun

Sueny Barbosa (in memória)

Rosa Maria Ruschel

Marisa Teresinha Bueno Madeira

Armindo Pavoni

Ayra Cheist Baierle

Elio Lermen

Jaime Agostini

Noemy Costa Machado

Therezinha Tessefe Galles

Ruth Mylius Schmerttner

Norma Lai Von Mülen Einloff

Nair Schneider Mylius

Nelci Nascimento

Marlise Woferbütett

Maria Lygia Grocudal Aguiar

Helenita de Souza Rodrigues

Maria Fani Scheibel

Clara Achtenberg Roitman