Coaching Educacional

Data de postagem: Mar 07, 2014 8:37:21 PM

PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM COACHING EDUCACIONAL LATINO AMERICANO

prof. Pablo Mendes

Atividade com desconto para associados ASSERS

O COACHING EDUCACIONAL LATINO AMERICANO

O Coaching Educacional Latino Americano é uma metodologia de trabalho sistematizada através de bases teóricas e práticas sólidas e inovadoras.

Combina métodos consagrados no universo educacional com novos métodos científicos e filosóficos destinados a uma proposta de educação para o século XXI no Brasil. Especificamente, é uma junção harmônica e cuidadosa de métodos que possuem como bases teóricas, o Coaching Latino Americano, a Pedagogia de Paulo Freire, a Antropologia de Darcy Ribeiro, a Ética de Enrique Dussel e a Hermenêutica Fenomenológica Social.

Considerando as bases teóricas supracitadas, constrói bases práticas embasadas pela Neurociência e pela Tecnologia da Informação e Comunicação destinadas especificamente ao realidade da educação brasileira.Grosso modo, o Coaching Educacional LA é uma metodologia voltada ao contexto educacional, considerando a realidade sócio cultural de cada localidade a qual se aplicar. Ocupa questões relativas a cuidados e processos destinados à dimensão docente, discente e/ou administrativa na área de gestão educacional.Essa metodologia de trabalho denominada Coaching Educacional Latino Americano faz parte do Programa de

Qualidade de Vida para Profissionais da Educação – PQVPE, proposta desenvolvida pelo prof. Pablo Mendes, educador, terapeuta e pesquisador com vasta experiência em diversas temáticas voltadas ao trabalho de cuidado e formação continuada de profissionais da educação.

SOBRE O CURSO

Curso de formação continuada, dotado de proposta inovadora dedicada estritamente aos profissionais da educação (professores, gestores, supervisores, orientadores etc.). Este curso proporciona o desenvolvimento de conteúdos, habilidades e competências poderosas e destinadas a qualificação e melhorias na realidade e na condição do educador brasileiro. Desse modo, esse curso aborda teorias e práticas destinadas a contribuir diretamente na carreira, no cotidiano escolar, nas práticas educativas e na vida pessoal de profissionais da educação. Em outras palavras, o curso fornece a educadores – classe tão fundamental para o desenvolvimento de qualquer nação – uma gama de processos e recursos poderosos e embasados cientificamente, voltados a qualidade de vida e ao despertar e lapidar para potencialidades favoráveis ao exercício da educação e da cidadania.

QUAL A CARGA HORÁRIA, PERIODICIDADE E DURAÇÃO?

A carga horária total compõe-se por 150h divididos em 70h presenciais; 60h decorrentes de estudo

dirigido e compartilhado; 20h de práticas vivenciais supervisionadas.

CORPO DOCENTE:

PROFESSOR E COORDENADOR GERAL DO PQVPE

Pablo Mendes é o criador do PQVPE e o idealizador de uma proposta especifica de Coaching Educacional Latino Americano para o contexto brasileiro. Professor por paixão há 21 anos e pesquisador inquieto, atua como terapeuta, coach e consultor assessorando organizações e profissionais na superação de problemas de diversas instâncias que quase sempre comprometem o desempenho nas dimensões do trabalho e da qualidade de vida prejudicando instâncias importantes como a criatividade, a inovação, a proatividade, a saúde do corpo e da alma. Mendes é graduado em Filosofia, Ciências Sociais e Computação. Após diversas pós-graduações lato sensu e experiências profundas na dimensão stricto sensu através da imersão em dois mestrados (educação e teologia) e um doutorado em filosofia, Mendes continua trabalhando e buscando constantemente qualificar-se em prol das relações e mediações do “eu” com o “outro” inclusos nas dimensões sociais, comunitárias e do mundo trabalho de modo ético e co-laborativo.

PROFESSORES CONVIDADOS

Elisa Martins Marques Sartori é pesquisadora licenciada em Letras, Coach e Mestre em Linguística. Intelectual da educação com foco na linguagem, relações humanas e marketing, atua como consultora nas áreas educacional e corporativa. É professora há 25 anos e Coordenadora dos Cursos Superior de Tecnologia em Gestão de RH e Tecnologia em Marketing das Faculdades Monteiro Lobato. Professora Sartori é uma referência no Pensamento da Educação Latino Americana voltada à realidade brasileira. Mirian Munhoz Fernandes é pesquisadora licenciada em História e Mestre em Educação com foco na História Latino Americana. Intelectual da história da educação, é professora da educação básica e superior há 30 anos. Professora Fernandes é uma referência no Pensamento da História da

Educação Latino Americana voltada à realidade brasileira.

CARÁTER E MODALIDADES DE CERTIFICAÇÃO EMITIDA PELO CURSO

Curso livre, desenvolvido especificamente para a realidade do profissional da educação brasileira que busque um processo de qualificação profissional de altíssima qualidade, baseada num espírito de formação continuada.

Há duas possibilidades de certificados: Formação ou Participação.

– A Certificado de Formação em Coaching Educacional Latino Americano destina-se ao participante com frequência e desempenho igual ou superior a 90%*.

– Certificado de Participação no Curso de Formação em Coaching Educacional Latino Americana destina ao participante apenas com frequência igual ou superior a 75%*.

* Entende-se por frequência a participação nas aulas presenciais; entende-se por desempenho a realização de todas as atividades proposta durante o curso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E A DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DO CURSO

O curso é divido em 7 módulos presenciais e somados a propostas de atividades teóricas e práticas destinadas ao cotidiano profissional e pessoal dos educadores totalizando 150h.

Módulo 1 – Fundamentos do Coaching Educacional Latino Americano e Contexto Brasileiro (10

horas)

-Conceituação, características e estrutura do Coaching Educacional LA.

-Metodologia e o modelo geral da aplicação do Coaching Educacional LA.

-Estrutura básica para aplicação/atuação no âmbito profissional e pessoal.

-Ferramentas Chave do Coaching Educacional LA.

-Ação, Resultados e Processos de Melhoria Continua através de processos e recursos do Coaching

Educacional LA.

-Análise de problemas e tomada de decisão.

-Procedimentos para cuidado e controle de estados emocionais.

-Trabalho voltada a lida positiva com crenças e valores.

-Processos Compartilhados de Emancipação e Desenvolvendo Novos Paradígmas e Comportamentos.

Módulo 2 – Coaching Educacional Latino Americano e Epistemologia da Educação Brasileira (10 horas)

-Contextualização do Coaching Eudcacional LA integrado a Espistemologia da Educação Brasileira

-Análise do cenário educacional latino americano e brasileiro na atualidade e indentificação dos desafios e possibilidades de transformação ou desenvolvimento.

-Análises e posturas acerca das cobranças da sociedade contemporânea no que concerne ao papel da escola, da família, dos gestores da educação, docentes e discentes.

-A inserção do Coaching Educacional LA como uma alternativa de atuação na escola e na sociedade contemporânea brasileira.

Módulo 3 – Coaching LA voltado a realidade docente (10 horas)

-Missão e valor dos professores e as contribuições do seu trabalho para o desenvolvimento humano, econômico e social.

- O Coaching Educacional LA como um processo indispensável à superação pessoal e profissional

- O Coaching Educacional LA Docente como auxiliar para a tomada de consciência e decisão de profissionais da educação.

- Identificação estratégica dos recursos já dispostos para tomadas efetivas de decisão voltada as escolhas e mudanças devidas e adequadas ao sentido e direção almejadas.

-Transposição da atividade do docente acompanhada de conceitos e práticas apoiadas pelo processo de Coaching Educacional LA visando otimização de desempenho e resultados nos contextos da aprendizagem e da qualidade de vida.

Modulo 4 – Coaching LA voltado a realidade discente (10 horas)

- O Coaching Educacional LA como metodologia para auxiliar alunos na sua emancipação subjetiva, ética, associada à busca de melhor desempenho, satisfação, autoconhecimento, competências e cidadania.

- O Coaching Educacional LA discente como auxiliar para a compreensão de crenças, valores, repesentação de mundo e posturas.

- Processos de Coaching Educacional LA para o despertas de alunos para a suas capacidades, padrões de comportamento e missão existencial.

Módulo 5 – Coaching Educacional LA para a Gestão de Carreira e de Vida (10 horas)

- O papel do profissional da educacão na atualidade.

- Conteúdos, Habilidades e Competências do profissional da educacional.

- O papel da liderança na gestão educacional.

- Metodologia para o desenvolvimento de Projetos e Programas Educacionais.

- Orientação para o desenvolvimento de Proposta Educacional de Trabalho e Carreira.

Módulo 6 – Contextualização do Panorama Cultural, Social e Educativo da America Latina e desafios para a Educação Brasileira na atualidade (10 horas)

- Introdução da História da América Latino, da colonização ao desenvolvimento.

- Etnocentrismo e Preconceitos (Racismo e Machismo).

- Cenário Latino Americano no século XX e perspectivas para o século XXI.

- Cultura Latino Americana e Descolonização da Educação para o século XXI.

- A Importância e o Poder da Linguagem como processo educacional de emancipação de sujeitos para a cidadania cosmopolita e o desenvolvimento econômico e sócio cultural.

Módulo 7 – Seminário Final de Proposta e Práticas para Profissionais da Educação Brasileira 10 horas)

- Apresentação de trabalhos desenvolvidos durante o decorrer da formação.

- Aplicação de processo para a construção compartilhada.

- Roda de análise e discussão para contribuições e fechamentos dos trabalhos.

INVESTIMENTO

R$ 2.000,00

Para associados da ASSERS

R$ 1.500,00, podendo ser divididos em 6x sem juros no cheque.

MAIORES INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

Secretaria da ASSERS ou

www.uniegregora.com.br

uniegregora@gmail.com

(51) 9317-0166 / (51) 9124-2202