IV Fórum Estadual de Inspetores, Orientadores e Supervisores

Data de postagem: Jul 17, 2019 2:49:27 PM

No último dia 5 de julho, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, ocorreu o IV Fórum Estadual de Inspetores, Orientadores e Supervisores, evento organizado pelas Associações dos Inspetores de Ensino, dos Orientadores Educacionais e dos Supervisores de Educação do Rio Grande do Sul, com o tema: "Profissionais da Educação:

percursos, práxis e desafios no cenário da educação brasileira".

A abertura do evento foi realizada com a mesa de autoridades composta pelos seguintes convidados: Deputada Sofia Cavedon, presidente da Comissão de Educação da AL; Professora Sônia Veríssimo, Presidente do Conselho Estadual de Educação; Professor José Adilson, representando a Secretaria de Educação; professora Iara Wortmann, representando a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre; professora Rosane Zan, representando o CPERS/Sindicato; Professor Cesar Lopes, diretor da FACED/UFRGS; Tania Lobo, presidente da AIERGS; Rosangela Maria Diel, diretora administrativa da AOERGS e Nina V. Xavier, presidente da ASSERS.

A supervisora escolar, da 14ª CRASSERS de Santo Ângelo, Jaqueline Ana Grzeczinsk fez uma belíssima apresentação com a sua gaita, sendo este o primeiro momento cultural do evento.

Coube a presidente da ASSERS, Nina Ventimiglia Xavier, acompanhar a palestrante Ma. Geovanna Passos Duarte, presidente da Associação Mineira de Inspetores Escolares que abordou o tema Central: "Profissionais da Educação: percursos, práxis e desafios no cenário brasileiro da educação".

No turno da tarde a professora Dra. Nalú Farenzena/UFRGS realizou a primeira palestra, com o tema "Políticas Públicas e seus protagonistas", tendo sido acompanhada pela presidente da AIERGS, Inspetora Tânia Lobo.

O momento cultural, do turno da tarde, contou com a presença de Camila Orsatto, aluna do Curso de Música da UFRGS. Ela abrilhantou o evento brindando aos participantes canções nacionais e internacionais.

O vereador Adeli Sel fez uma saudação aos participantes e destacou a relevância da educação na sociedade. As Associações fizeram um agradecimento ao vereador, pois o mesmo realizou as diligências para que no Fórum fosse realizado no Auditório Ana Terra.

A última mesa temática contou com a coordenação da Diretora de Publicações/AOERGS, Manoelita Tabille Manjabosco, e com a presença das professoras Dras. Darli Collares/UFRGS e Silvana Corbellini/UFRGS e do professor Dr. Diogo Losch de Oliveira/UFRGS. O tema "Aprendizagem: interdependência entre o individual e o coletivo". Excelentes abordagens nas áreas da educação, psicologia e neurociências.A leitura e aprovação da Carta do IV Fórum contou com a coordenação das representantes, das três associações, Tânia Lobo/AIERGS, Marlene Petry/AOERGS e Nina Xavier/ASSERS. A Carta foi lida e aprovada pelo participantes desse evento demonstrando, entre outros pontos de defesa, a necessidade de resistir contra o desmantelamento da educação pública e lutar pela valorização dos profissionais do art. 64, LDB 9394/96.