III Fórum ASSERS-AIERGS-AOERGS

Data de postagem: Oct 22, 2018 8:55:28 PM

Cada autoridade fez uma saudação em nome da entidade que representava. A presidente da ASSERS, Maria José Machado de Lima, acolheu aos presentes em nome da ASSERS.

O Fórum Estadual dos Inspetores de Ensino, Orientadores Educacionais e Supervisores Escolares do Rio Grande do Sul realizou-se no dia 19 de outubro, na sede da FAMURS em Porto Alegre, auditório Alceu Collares, abordando o tema "Incertezas e Expectativas na Educação Brasileira: O Impacto nas Gerações Futuras".

O evento iniciou com o chamamento da cerimonialista, Claudia Fiqueiró (ASSERS), que saudou os presentes e chamou para a mesa de abertura as autoridades que se fizeram presentes: Tania Gabbardo Lobo (AIERGS); Rosangela Maria Diel (AOERGS); Maria José Machado de Lima (ASSERS); Dr. Itamar Baptista Chagas (FAMURS); Marcelo Augusto Mallmann (UNDIME); Sônia Rosa (SEDUC); Sônia Maria Seadi Veríssimo (CEED); Isabel Letícia Pedroso de Medeiros (CME/Porto Alegre); Maria Cristina Conrad (UNCME); Helenir Aguiar Schurer (CPERS) e Liliane Ferrari Giordani (FACED/UFRGS).

Destacamos a presença de colegas da nossa diretoria que estiveram prestigiando o evento: Daniela Pedra Matos, Sonia Regina Hass da Fontoura, Valdemira Carpenedo. O Departamento de Educação da ASSERS esteve representado pelas colegas Rosângela Martins, Jaira Coelho e Fabia Bernardes.

A mesa temática sobre a análise da conjuntura contou com a presença de Carmem Craidy (UFRGS), Helenir Schürer (CPERS/Sindicato), Cindi Regina Sandri (ATEMPA) e Nina Xavier (VIce-presidente da ASSERS).

Na sequência compuseram a mesa Rosane Zan (CPERS/Sindicato), Margo Andras (SINPRO/RS) e Regina Scherer (Ex-presidente do CME/Porto Alegre).

O turno da tarde contou no momento cultural com a presença de Camila Orsatto, que encantou aos presentes com belíssimas canções.

Na sequência tivemos a presença da Professora Dra. Maria Raquel Caetano abordando o tema "BNCC: IMPLICAÇÕES POLITICAS E PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA".

Após o intervalo o evento continuou com “CELEBRANDO OS 50 ANOS DO DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: ALICERCE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE", com a professora Ana Lúcia Souza de Freitas (UNISINOS).

A apresentação e deliberação da "Carta do Fórum" foi coordenada por um representante de cada associação: Rosangela Diel (AOERGS), Tania Lobo (AIERGS) e Valdemira Carpenedo (ASSERS).

A vice-presidente da ASSERS teve a incumbência de anunciar o encerramento do III Fórum Estadual e convidar aos presentes para, em 2019, participarem do IV FÓRUM ESTADUAL.

O evento foi promovido pela Associação dos Inspetores de Ensino (AIERGS), Associação dos Orientadores Educacionais (AOERGS) e Associação dos Supervisores de Educação (ASSERS), com apoio da FAMURS e CPERS.