No dia 12 de dezembro/2024, abertura XXV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - Educação Pública Popular: desafios e resistências no tempo presente.
Destaque para a presença do professor Gaudêncio Frigotto (UERJ).
A Ação Formativa está como parceira nessa área através da divulgação e a Associação dos Supervisores de Educação do Estado do Rio Grande do Sul também faz parte das parcerias promotoras do evento.
ASSUNTO: Suspensão da exigência de NÃO ocupar cargos em Sindicatos e Associações, para fins de participação no processo de designação de diretores(as) das escolas estaduais.
A ASSERS vem esclarecer aos seus associados que, por DETERMINAÇÃO JUDICIAL, estão SUSPENSOS: a alínea “a” do inc. III do art. 44 e o inc. V do art. 46 da Lei Estadual nº 16.088, de 2024, que tratam da “Gestão Democrática do Ensino nas Escolas Públicas Estaduais”. Os dispositivos legais referidos impedem a participar no processo de designação na função de Diretor(a) e de Vice-Diretor(a) Escolar, no âmbito das escolas públicas estaduais, do(a) candidato(a) que tenha sido eleito(a) para ocupar cargo junto à Sindicatos ou Associações. O próprio Edital nº 01/2024, que trata do processo de seleção, em seus itens “2.1.1.6” e “2.4.1”, informa sobre a suspensão da exigência.
Com a SUSPENSÃO judicial concedida, os servidores e servidoras que ocupam cargos junto à Diretoria da ASSERS, Conselhos ou CRASSERS estão resguardados e NÃO precisam afastar-se de seus cargos junto à entidade, para fins de participarem do processo de designação para função de direção das escolas estaduais.
A SUSPENSÃO foi obtida por medida liminar, em Ação Direta de Inconstitucionalidade, intentada pelo CPERS SINDICATO.
Qualquer dúvida ou dificuldade, entre em contato com ASSERS.
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DIGITAL DA ASSERS
DATA: 26/11/2024 - HORA: 18H30 (PRIMEIRACONVOCAÇÃO); 19H (SEGUNDA CONVOCAÇÃO)
A Presidente da ASSERS, no uso de suas atribuições, convoca todos as/os sócias/os da Entidade para a ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DIGITAL DA ASSERS/2024, que será realizada através de videoconferência, tendo em vista a seguinte Ordem do Dia: Aprovação do novo estatuto; Assuntos Gerais; encaminhamentos consubstanciados nas decisões votadas pelos associados.
LINK do GOOGLE MEET:
https://meet.google.com/vny-btap-kxu
IMPORTANTE: A Assembleia será aberta para todos os supervisores de educação do Estado do Rio Grande do Sul. Somente terão direito a voto os/as associados/as da ASSERS, sendo necessário realizar credenciamento durante a primeira e a segunda chamada da Assembleia para efetivação dos votos (haverá uma lista de credenciamento virtual).
Nina Rosa Ventimiglia Xavier
Presidenta
Porto Alegre, 18 de novembro de 2024
No dia 11 de novembro de 2024, às 20 horas, a presidente da ASSERS, Nina Ventimiglia Xavier, compareceu na reunião virtual da AFOR. Estiveram presentes as seguintes entidades: ACSE (Helena); AIERGS (Maria Júlia e Edite); AMIE (Simone); AOESC (Olga e Lúcia); SINDESPE (Raquel e Daniela); APIES/RJ (Maria de Lourdes) e a entidade que ingressava na AFOR, a AOERGS (Marilene e Helen).
Após a apresentação das entidades, houve a fala da vice-presidente da Amie, Simone Mamede apresentou um vídeo e falou sobre o "ser" da AFOR, sobre os três fundamentos que regem o grupo: formação, pesquisa, valorização profissional, destacando a importância do coletivo no contexto nacional.
Na apresentação e da AOERGS, as colegas Marilene e Helen, falaram sobre as atividades, objetivos e atuação da entidade.
Encaminhando-se para o final, Nina(ASSERS) falou sobre a constituição da AFOR e a importância e a alegria de receber mais uma entidade para somar nas lutas em prol dos profissionais da educação do inciso II, do artigo 61, da LDB 93.94/96.
No encerramento da reunião ficou acordado que durante as semanas seguintes serão tratados detalhes para a escolha da nova entidade anfitriã do III CONNAFOR. O clima de alegria e de fortalecimento foi o eixo do inicio até o final da penúltima reunião do ano de 2024.
No sábado, dia 9 de novembro, a diretoria da ASSERS esteve reunida tratando uma extensa pauta sobre questões fundamentais para a entidade. A renovação do Estatuto que passou por longo exame da diretoria e pela advogada Dra. Patricia Feijó; a AFOR e o III CONNAFOR, encaminhamentos administrativos; assuntos gerais nos quais tivemos o relato sobre o Conselho Estadual de Alimentação Escolar e sobre o CACs - FUNDEB.
A Diretoria destacou a eleição do CPERS e saúda a nova presidenta, professora Rosane Zan, desse tão aguerrido Sindicato.
Na imagem, o CME/POA recebe da Comissão de Educação da ALRS e da Deputada @sofiacavedonoficial a situação da Educação Infantil em Porto Alegre. 10 mil crianças com direito à educação violados e o menor número de escolas públicas da série - dados de 2024 ainda não informados no Censo Escolar pela SMED.
A diretoria central da ASSERS esteve reunida, nesta terça-feira, online, para analisar o novo Estatuto da ASSERS. Estiveram presentes Norma Brigo, Vanderlete Neves, Valdemira Carpenedo e Nina Ventmiglia Xavier.
Após a análise, o Estatuto deve passar por mais uma revisão da Dra. Patrícia Feijó, para posteriormente passar pela aprovação da Assembleia Geral.
No dia 1 outubro, terça-feira, 11 horas da manhã, no Espaço de Exposições Deputado Carlos Santos, térreo da ALRS, aconteceu o lançamento da Exposição: A Educação Exige Respeito: Monitoramento das Obras Escolares. Atendendo ao convite da presidenta da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, Deputada Sofia Cavedon, a ASSERS esteve representada através da presidenta Nina Rosa Ventimiglia Xavier.
A deputada Sofia Cavedon na abertura da Mostra "A Educação Exige Respeito: Monitoramento das Obras Escolares", que apresenta alguns exemplos de obras demandadas pelas escolas estaduais do Rio Grande do Sul, sintetizou que as atividades foram construídas com muito zelo e que são parte da caminhada em defesa aos tantos ataques, desinvestimento e desvalorização na área da educação.
O monitoramento das obras escolares da Comissão iniciou em 2023, sendo que as escolas informadas estão no site da Assembleia Legislativa (https://www.al.rs.gov.br/legislativo/obrasescolares.aspx). Em dezembro passado, o relatório tinha 334 escolas que apresentavam 940 demandas. Em 2024, o monitoramento recebeu até abril, antes da enchente de maio, 483 escolas monitoradas, com 1558 demandas de obras, sendo que 1.400 sequer iniciadas e apenas 109 concluídas. "Um percentual muito baixo de resolução dos problemas que retiram da escola a condição de bem acolher, de bem proteger, de estimular o aprendizado a partir do espaço escolar", enfatiza a deputada informando que "muitas escolas com partes interditadas, são 30%, 40%, 50% e a escola ficando confinada em espaços menores com 36% das demandas se referindo a estrutura e 34% diz respeito à telhado". (Dados retirados da ALRS)
Nina Ventimiglia Xavier, destacou a importância dessa comissão e da reconstrução das escolas, no mês de luta da educação é relevante destacar que além da infraestrutura é preciso cuidar todos os segmentos escolares para que se possa avançar nos projetos e melhorias da educação gaúcha, abordando também a importância da existência de concurso público para os profissionais da educação do art. 61, inciso II, da LDB 9394/96.
Participaram do evento também a diretora Roseli de Souza da Associação dos Trabalhadores em Educação de Porto Alegre (Atempa); Viviane Silva de Souza, da Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul (Aoergs) e Edson Garcia, vice-presidente do Cpers/Sindicato.
A Comissão de Educação promoverá diversas atividades, no mês de outubro, como homenagens, realização de painel para debater a educação e a defesa da democracia, seminário e lançamento do livro da segunda Mostra de Boas Práticas Pedagógicas das escolas públicas do Rio Grande do Sul e audiência pública.
Fonte: Assembleia Legislativa do RS.
Foto 1 - NRVX.
Foto 2 - disponível na ALRS.
A presidente Nina Ventimiglia Xavier manifestou-se na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS, juntamente com a presidente da Associação dos Inspetores de Ensino do Rio Grande do Sul (AIERGS), Maria Júlia Costa Lemos (presencialmente) e virtualmente com Maitê Maria Schons Santarem, representante da Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul (AOERGS).
As entidades defenderam pautas como concurso público, valorização profissional, retomada da inspeção escolar no estado do Rio Grande do Sul.
A ASSERS esteve presente na reunião no dia 3 de setembro, da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. A ASSERS esteve representada pela presidente Nina Ventimiglia, acompanhando o debate sobre a situação das escolas gaúchas atingidas pelas enchentes.
O secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação (MEC), Gregório Grisa, participou relatando as medidas do Governo Federal na reconstrução de escolas e no auxílio às comunidades escolares atingidas pelas enchentes de maio e junho.
Na imagem, recorte do Correio do Povo com maior detalhamento da reunião.
O CONNAFOR é um evento acadêmico que busca promover a troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, professores e estudantes na área da formação de professores e educação em geral.
A segunda edição, realizada em Porto Alegre, RS, foi realizada pela ASSERS, como entidade anfitriã.
- Formação, práxis e valorização profissional: diversos lugares e olhares para os profissionais da educação
Jackson Raymundo (Secretário Executivo do CNE), Cristiane Antônia Hauschild Johan (FNE), Liliane Ferrari Giordani (UFRGS), Betina Steren dos Santos (PUCRS), Rosane Zan (CPERS/DESPE-CNTE)
- Projetos em disputa: os caminhos das políticas públicas educacionais
Prof. Dr. Everton Bandeira Martins (UFRGS)
- AFOR: Quem somos? Necessidades e possibilidades para o art.61, inciso II da LDB9394/96
Gestoras da AFOR: Nina Rosa Ventimiglia Xavier (ASSERS), Helena Ferreira de Sá (ACSE), Maria Júlia Costa Lemos (AIERGS), Lúcia Maria dos Santos Machado (AOESC), Nara Maria Pimentel (ASESC), Simone Mamede (AMIE), Carmen Teixeira Soares e Lima (SINDESPE)
- Plano Nacional de Educação: um presente e um futuro para construir
Prof. Dr. Daniel Cara (USP/SP)
- Educação integral na escola em tempo integral: o PNE e as perspectivas para os profissionais da educação
Professora Dra. Jaqueline Moll (UFRGS)
- O PNE e as políticas públicas educacionais como garantidoras da qualidade na educação e valorização profissional
Deputada Estadual do RS Presidente da Comissão de Educação Sofia Cavedon, Deputada Federal Fernanda Melchionna, Deputada Estadual de MG Lohanna França, Deputada Estadual de MG Beatriz Cerqueira, Deputada Estadual de SC Luciane Carminatti
- A formação dos profissionais da educação: perspectivasdiante do novo PNE
Professor Dr. Lourival José Martins Filho (Udesc/MEC)
- Uma nova década de planos para a educação: inquietudes e alternativas para o desenvolvimento na área pedagógica
Professor Dr. Celso Vasconcellos
A ASSERS teve sua origem na Lei que provocou a Instituição do Plano de Carreira do Magistério Público Estadual.
A necessidade de garantir uma boa definição neste plano para o Supervisor Educacional foi a motivação da criação da Associação. O trabalho inicial de organização partiu de diferentes segmentos da área educacional: Supervisores, Órgãos da Secretaria de Educação ligados à Supervisão Educacional, professores das Faculdades de Educação, das Universidades Federais vinculadas à habilitação de Supervisão Escolar e Grupo de Supervisores da Rede Estadual e Municipal, em razão do encaminhamento das lutas dos educadores.
Estimad@s freirean@s!
Diante do cenário de excepcionalidade, de agravamento do quadro de calamidade pública em razão das condições climáticas extremas que atingem o estado do Rio Grande do Sul, a Comissão Organizadora do XXV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire comunica o adiamento do evento.
Ressaltamos que a situação agravada em Porto Alegre, neste mês de maio, não reúne as condições mínimas para acolher o nosso Fórum.
Nos próximos dias a Comissão Organizadora articulará junto aos colegas das Equipes responsáveis, bem como junto às instâncias de nossa Universidade, os palestrantes externos e convidados e os parceiros da organização do Fórum, o novo período/datas de realização do XXV Fórum na FACED/UFRGS.
Indicativo: segundo semestre de 2024.
Atenciosamente,
Comissão Organizadora
Você quer participar do II CONNAFOR como parecerista, como avaliador?
Inscreva-se em:
Formulário para inscrições de avaliadores
bit.ly/connafor-form-avaliadores
Participar é transformar!
Venha participar!
Escreva e inscreva seu trabalho!
O II CONNAFOR está lhe aguardando,
salve essas datas em sua agenda: 21, 22 e 23 de agosto, Porto Alegre/RS!
Nesses cinco anos muito protagonismo, associadas e associados, eventos e formações. Sempre em defesa da supervisão educacional e da escola com qualidade!
Na pessoa do diretor Noelci Prestes nossa saudação para toda a diretoria, desejando longa e profícua vida para a caçula das CRASSERS.
No dia 15 de abril a ASSERS se fez presente por intermédio da sua vice-presidente, supervisora Márcia Coiro, à Sessão Solene do Conselho Estadual da Educação do RS, cuja finalidade foi o encerramento do mandato dos Conselheiros referente ao período 2020 – 2024.
O evento ocorreu na sede da Federação dos Municípios do RS (FAMURS) tendo sua abertura às 9h e finalizado às 12h15. A Sessão se desenvolveu na presença de todos os conselheiros e convidados, tendo à mesa a presidente Fátima Ehlert e seus vice-presidentes, professor Oswaldo Dalpiaz e sra. Carla dos Anjos, representante da FAMURS, professor Ronaldo Teixeira e a senhora Secretária da Educação do RS, professora Raquel Teixeira.
Após a manifestação dos integrantes da mesa deu-se a prestação de contas da presidência referente à gestão 2020 – 2022 momento em que a presidente Fátima, apresentou os principais desafios da sua gestão que foram a organização do CEED durante a pandemia, a implantação do modelo de gestão compartilhada e equipe gestora, a mudança de sede e por último a alteração legal na sua composição e outros detalhes de procedimentos.
Professora Fátima fez uma manifestação especial aos conselheiros que encerram seu mandato destacando o comprometimento, dedicação, competência e parceria destes para o sucesso das ações do CEED em nome da contribuição de todos na qualidade da educação gaúcha. Salientou a importância do trabalho em equipe demonstrada pelos seus vice-presidentes para a harmonia do trabalho de todos e os agradeceu de forma especial. Seguiram-se várias homenagens prestadas pela equipe técnica aos conselheiros inclusive aos que presidem o conselho no dia de hoje (que também encerram sua gestão).
No encerramento da sessão após a manifestação de cada conselheiro que teve o mandato encerrado houve a posse do conselheiro Antônio Saldanha à presidência do CEED a contar do dia de hoje. Sua posse foi dada pela sra. Secretária da Educação do RS, professora Raquel Teixeira.
Depois de uma luta de mais de dez (10) anos, os profissionais de apoio pedagógico: supervisores escolares, orientadores educacionais e psicopedagogos obtiveram uma conquista relevante na Câmara Municipal de Santa Cruz do Sul. A conquista de um direito já previsto na legislação, que prevê tempo de estudos, da mesma forma que os profissionais do magistério já usufruem, pois também desenvolvem parte da jornada de trabalho em casa, com materiais próprios e espaço para organização de reuniões e formações docentes.
O projeto foi proposição do executivo, contou com o apoio do Conselho Municipal de Educação e da ASSERS, bem como das direções de escolas, que se mostraram favoráveis ao mesmo. Os projetos em pauta foram votados, em sessão extraordinária, no dia 25 de março, tendo sido aprovados por unanimidade.
Parabenizamos a comunidade de Santa Cruz do Sul por investir na educação e valorizar seus profissionais da educação!
Dia 25 de março/24, 19h
Você já pensou em participar com uma Carta Pedagógica sobre a Supervisão no XXV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire?
Inscreva-se, apresente seu trabalho, fale sobre seu fazer e saber! Participe!
Em Santa Cruz do Sul, na Câmara de Vereadores, no dia 18 de março de 2024, a colega Sandra Regina Hass da Fontoura esteve presente, como representante da Diretoria da ASSERS.
Nesse dia foram pautados os Projetos de Lei Complementares do Executivo, de números 009/2024 e 010/2024, projetos de autoria da Prefeita Helena Hermany, o primeiro cria o Adicional por Exercício de Função ao servidor de suporte pedagógico à docência em efetivo exercício AEF/SEE e Adicional de Exercício de Função ao servidor de suporte pedagógico à docência em Efetivo Exercício no Conselho Municipal de Educação – AEF/CME. Sendo que o Projeto de Lei 010/2024, acrescenta o artigo 35-A, na Lei Complementar nº 295, de 11 de outubro de 2005, estendendo a reserva da hora-atividade aos profissionais do magistério de suporte pedagógico à docência: supervisor escolar, orientador educacional e psicopedagogo. Os projetos não foram votados nesta noite, tendo sido postergada, para um novo momento, a votação sobre as referidas propostas. Acreditamos que, sendo de relevância para as categorias envolvidas, defendemos que sejam implementadas e possam, dessa maneira, valorizar ainda mais as/os profissionais da educação do art. 61, inciso II da LDB 9394/96.
A 12ª CRASSERS e a ASSERS saudam a iniciativa, seguem no apoio e aguardam esperançosas a aprovação de tão justas propostas.
A reunião do CACS-FUNDEB, no dia 18 de março, segunda-feira, 10 horas, teve como pauta o Parecer da prestação de contas dos recursos do FUNDEB referentes ao ano de 2023.
A primeira vice-presidente Márcia Coiro, representante titular pela ASSERS, participou juntamente com os demais conselheiros, na sala de governança, no 21º andar do CAFF.
No dia 14 de março de 2024, a presidente da ASSERS participou da reunião da Comissão Interna da Programação às 19 horas (horário de Brasília). A comissão é formada por representantes da ACSE, AIERGS, AMIE, AOESC, APIES/RS, ASFOE, ASISEAL, SINDESPE e ASSERS.
Estamos preparando o II CONNAFOR com muito empenho e carinho. Aguardamos a sua participação nos dias 21, 22 e 23 de agosto, em Porto Alegre/RS.
Reunião da diretoria da ASSERS, às 20 horas, tendo como pauta: Assuntos Gerais, Estatuto, II CONNAFOR, manutenção dos computadores, Correios.
Estiveram presentes Márcia Coiro, Norma Brigo, Vanderlete Neves, Fábia Bernardes, Valdemira Carpenedo e Nina Ventimiglia.
Convidamos nossas associadas e associados para acompanharem a Ação Formativa e colocarem na agenda o II CONNAFOR (21, 22 e 23 de agosto)!
O II CONNAFOR vem aí! Esse ano, em Porto Alegre, vamos acolher colegas de todos recantos do país. Você que é inspetor/a, orientador/a, supervisor/a, estudante da Pedagogia, professor/a do Ensino Superior, pesquisador/a reserve esses dias: 21, 22 e 23 de agosto, venha participar! Em breve mais detalhes.
Reunião
Dia 8 de março, às 19 horas 30 minutos, reuniram-se participantes da Comissão Nacional da Programação do II CONNAFOR. Estiveram presentes representantes das seguintes entidades da AFOR: ACSE/MS, AIERGS, AMIE, ASESC, AOESC, ASISEAL e ASSERS (justificaram a ausência APIES/RJ e SINDESPE).
Na pauta constava a organização e encaminhamentos de itens específicos do II CONNAFOR. A avaliação final é de que foi uma reunião produtiva com um grupo de colegas participantes e propositivas.
ATENÇÃO!!! Anote na sua agenda, convide colegas, elaborem trabalhos para apresentarem, organizem grupos para estarem no Rio Grande do Sul, em agosto, no II CONNAFOR!
A convite da presidente Helena F. Sá, a presidente da ASSERS Nina Ventimiglia, compareceu na reunião da diretoria da ACSE - Associação Campo-grandense de Supervisores Escolares para apresentar o II Congresso Nacional da Ação Formativa 2024. Ao explicar os objetivos e como será o II CONNAFOR, Nina destacou a importância da apresentação de trabalhos.
Ao término do tempo destinado para a apresentação, a presidente Nina convidou aos presentes e por extensão aos demais membros da ACSE - Associação Campo-grandense de Supervisores Escolares para estarem presentes, nos dias 21, 22 e 23 de agosto, em Porto Alegre, para interagirem e se integrarem ao novo modelo com apresentação de trabalhos e a presença de renomados educadores que farão videoconferências, mesas temáticas e também a mesa dos parlamentares.
Participe!
Na sala de reuniões da ASSERS, ocorreu no dia 29/02/2024, a primeira plenária do CME/POA.
A presidente da ASSERS, Nina Ventimiglia, convidada pela presidente do CME, Aline Kerber, deu as boas-vindas aos participantes da plenária, desejando um encontro profícuo.
O Secretário de Educação do Município de Porto Alegre, José Paulo da Rosa, fez uma apresentação explanando sobre a política de educação da atual gestão e apresentou os Conselhos ligados a Secretaria de Educação.
Na pauta estavam presentes temas como inclusão, Educação Infantil de qualidade, EJA, Construção e Reforma das Escolas, PPP, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, entre outros tantos temas.
A presidente da ASSERS, Nina Ventimiglia, compareceu na reunião realizada no Ministério Público Federal, juntamente com representantes de outras entidades para a entrega do documento contrário as iniciativas de instalação, na Assembleia Legislativa do RS, da Frente Parlamentar contra a Doutrinação Ideológica no Ensino.
O documento, entregue ao Dr. Enrico de Freitas, denuncia a divulgação e chamamento para fiscalizar, gravar em áudios e vídeos, professores cerceando dessa forma a autonomia docente. O Dr. Enrico destacou que irá ler o documento e acompanhar o desenvolvimento das atividades.
No dia 22 de fevereiro, 18 horas (horário de Brasília), convidamos para que participem da live com a Professora Dra. Suzane Gonçalves para ampliar o conhecimento sobre essa questão de regulamentação de profissão de pedagogo. Como isso atingirá sua carreira? Você sabe disso?
Participe e convide seus colegas! A sua presença é fundamental!
Anote na sua agenda, venha participar do II CONNAFOR!
Não espere para amanhã, programe-se desde hoje, em agosto, nos dias 21, 22 e 23, estaremos acolhendo profissionais da educação de Alagoas, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
O seu estado não está nesta lista? Peça para a sua entidade entrar em contato conosco pelo e-mail: assersdigital@gmail.com e venham integrar-se ao nosso trabalho de ação formativa na e da Educação Básica.
Contamos com vocês!
No dia 16 de fevereiro, às 19 horas e 30 minutos, reuniram-se virtualmente, a diretoria da ASSERS e seu Conselho Deliberativo para tratarem sobre diversas pautas referentes ao planejamento do ano de 2024. Representando o Conselho Deliberativo estiveram presentes as colegas Roseli/Santa Rosa, Cátia/Litoral Norte, Claudia/Guaíba, Sandra Haas/Santa Cruz e pela diretoria estavam presentes Norma, Márcia, Fábia, Valdemira e Nina.
Dentre os assuntos destacamos dois temas muito significativos para o processo de atualização de conhecimentos e integração com outras entidades.
Em primeiro lugar informamos que a ASSERS, no corrente ano, será a anfitriã do II Congresso Nacional da Ação Formativa (o primeiro ocorreu em 2023, na cidade de Belo Horizonte, tendo sido responsáveis as entidades da AMIE e do SINDESPE).
Desde já convidamos nossas associadas e associados, colegas não associados ainda, estudantes de pedagogia para colocarem nas suas agendas os dias 21, 22 e 23 de agosto, em Porto Alegre, para participarem do II CONNAFOR.
Logo, que a nossa associação é apoiadora/parceira do XXV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, que ocorrerá na FACED/UFRGS, Porto Alegre, de 23 a 35 de maio. Convidamos para que participem e inscrevam seus trabalhos!
Você que está lendo nossas informações e ainda não está fazendo parte da ASSERS, venha fazer parte da nossa entidade e lutar pela nossa valorização profissional!
Em breve detalharemos mais informações.