Formação dos Professores

Data de postagem: Jun 06, 2014 6:4:36 PM

Por Valderez Caldas de Castro Mello

Precisamos estar atentos(as), para verificarmos como vão ficar as questões relacionadas à Formação dos Professores, dos anos inicias, evitarmos que se desestruture a Educação Infantil, com o sucateamento, de menos um ano e ainda como vai ser Estruturado o Currículo da Pedagogia, e como vai ser Estruturado o Currículo do Ensino Médio, nos moldes do Magistério ou Escola Normal, para que possamos melhorar o Ensino de um modo Geral e a Formação Integral dos Seres Humanos.

Como, cada vez mais, os Cursos de Magistério estão sendo extintos, precisamos de melhores Cursos Médios e de melhores Cursos de Pedagogia, com Metodologia da Língua brasileira, Artes (Códigos e Linguagens e suas tecnologias), da Matemática, da Ciência ( Ciências da Matemática, Natureza e suas tecnologias), dos Estudos Sociais, (História e Geografia), (Ciências dos Estudos Sociais e suas Tecnologias).

Precisamos das Aulas de Didática e de Práticas de Ensino e de Estágios e de Estágios Supervisionados.

Precisamos de Aulas de Estrutura do Ensino.

Precisamos de Aulas de Teorias da Educação.

Precisamos de Aulas de Educação Comparada.

Precisamos das Aulas de Psicologia Infantil.

Educação não se faz com empirismo e nem com teorias que dificultam ou confundam as Práticas Educativas.

Se ensinar o nome das letras ensinasse a ler e escrever e interpretar, não teríamos “Analfabetos.”

Este é o “método”que vem sendo usado, o mais ineficiente, o menos eficaz, o mais sem graça, o mais sem nexo, que dispensa análise, observação, transferência de aprendizagem, que traz dificuldades para se formar, sílabas e palavras e especialmente as frases, que não tem nada de construtivista, nada de histórico, sócio, interacionista, que culmina com o agravamento de análises, infundadas, de pré silábico, silábico etc. ainda mais agravado com a escrita em caixa alta, que impede a visualização das diferentes formas das palavras, orientação espacial e transferência para a letra manuscrita.

A Criança começa a balbuciar sílabas…..ma…ma…pa…pa…dá..dá…

Só ler histórias para as crianças, não basta, para ela aprender a ler, mas vai fazer com que ela goste de livros, segundo a sua faixa etária.

* Primeiro tem que ser a história contada em capítulos, as frases da história, as palavras tema, a análise das palavras tema, o trabalho com as sílabas iniciais, das palavras tema, o trabalho com as sílabas finais das palavras tema, e depois o trabalho com as sílabas do meio das palavras tema.

* Segundo, formar palavras novas, com estas sílabas conhecidas e montar frases novas, e aí sim a criança estará apta para trabalhar com gêneros e já estará apta a escrever com letra de mão, que já deve estar sendo orientada, desde as primeiras palavras tema. (exercícios motores com canto)(No ar, na lousa, no caderno)…etc

Temos que ter boas Cartilhas ou seja o "livro específico" que ensina a ler e escrever.

O que mais se nota, neste século, são teorias da educação, completamente desarticuladas das Práticas Educativas, que estão dificultando, a aprendizagem das Crianças e o desempenho dos Professores, e o que é pior estão sendo impostas, e não são nada significativas, especialmente, em relação ao aprendizado da leitura, escrita e interpretação do que se lê e portanto com graves consequências para a aprendizagem das demais disciplinas.

O Professor formado em letras ( Língua Brasileira), não é o professor indicado para ensinar, em séries iniciais, a Metodologia da Língua brasileira.

Este é um ponto, da inversão de Valores que está prejudicando o ensino aprendizagem nas séries iniciais.

Este meu Parecer merece atenção, alerta, discussão, postura e tomada de iniciativa para se mudar, o que não está dando certo, para podermos estabelecer padrões de Ensino mais eficazes e eficientes, que beneficiem Educadores e Educandos e Pais e que tornem o ambiente da Escola, acolhedor, harmonioso e progressista.

Valderez Caldas de Castro Mello

Supervisora Pedagógica Escolar

Santa Catarina