Coaching Educacional

postado em 7 de mar de 2014 12:37 por Assers Digital   [ 7 de mar de 2014 12:39 atualizado‎(s)‎ ]
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM COACHING EDUCACIONAL LATINO AMERICANO
prof. Pablo Mendes

Atividade com desconto para associados ASSERS

O COACHING EDUCACIONAL LATINO AMERICANO
O Coaching Educacional Latino Americano é uma metodologia de trabalho sistematizada
através de bases teóricas e práticas sólidas e inovadoras. Combina métodos consagrados no universo
educacional com novos métodos científicos e filosóficos destinados a uma proposta de educação
para o século XXI no Brasil. Especificamente, é uma junção harmônica e cuidadosa de métodos que
possuem como bases teóricas, o Coaching Latino Americano, a Pedagogia de Paulo Freire, a
Antropologia de Darcy Ribeiro, a Ética de Enrique Dussel e a Hermenêutica Fenomenológica
Social. Considerando as bases teóricas supracitadas, constroi bases práticas embasadas pela
Neurociência e pela Tecnologia da Informação e Comunicação destinadas especificamente ao
realidade da educação brasileira.
Grosso modo, o Coaching Educacional LA é uma metodologia voltada ao contexto
educacional, considerando a realidade sócio cultural de cada localidade a qual se aplicar. Ocupa
questões relativas a cuidados e processos destinados à dimensão docente, discente e/ou
administrativa na área de gestão educacional.
Essa metodologia de trabalho denominada Coaching Educacional Latino Americano faz
parte do Programa de Qualidade de Vida para Profissionais da Educação – PQVPE, proposta
desenvolvida pelo prof. Pablo Mendes, educador, terapeuta e pesquisador com vasta experiência em
diversas temáticas voltadas ao trabalho de cuidado e formação continuada de profissionais da
educação.

SOBRE O CURSO
Curso de formação continuada, dotado de proposta inovadora dedicada estritamente aos
profissionais da educação (professores, gestores, supervisores, orientadores etc.). Este curso
proporciona o desenvolvimento de conteúdos, habilidades e competências poderosas e destinadas a
qualificação e melhorias na realidade e na condição do educador brasileiro. Desse modo, esse curso
aborda teorias e práticas destinadas a contribuir diretamente na carreira, no cotidiano escolar, nas
práticas educativas e na vida pessoal de profissionais da educação. Em outras palavras, o curso
fornece a educadores – classe tão fundamental para o desenvolvimento de qualquer nação – uma
gama de processos e recursos poderosos e embasados cientificamente, voltados a qualidade de vida
e ao despertar e lapidar para potencialidades favoráveis ao exercício da educação e da cidadania.

QUAL A CARGA HORÁRIA, PERIODICIDADE E DURAÇÃO?
A carga horária total compõe-se por 150h divididos em 70h presenciais; 60h decorrentes de estudo
dirigido e compartilhado; 20h de práticas vivenciais supervisionadas.

CORPO DOCENTE:
PROFESSOR E COORDENADOR GERAL DO PQVPE
Pablo Mendes é o criador do PQVPE e o idealizador de uma proposta especifica de Coaching
Educacional Latino Americano para o contexto brasileiro. Professor por paixão há 21 anos e
pesquisador inquieto, atua como terapeuta, coach e consultor assessorando organizações e
profissionais na superação de problemas de diversas instâncias que quase sempre comprometem o
desempenho nas dimensões do trabalho e da qualidade de vida prejudicando instâncias importantes
como a criatividade, a inovação, a proatividade, a saúde do corpo e da alma. Mendes é graduado em
Filosofia, Ciências Sociais e Computação. Após diversas pós-graduações lato sensu e experiências
profundas na dimensão stricto sensu através da imersão em dois mestrados (educação e teologia) e
um doutorado em filosofia, Mendes continua trabalhando e buscando constantemente qualificar-se
em prol das relações e mediações do “eu” com o “outro” inclusos nas dimensões sociais,
comunitárias e do mundo trabalho de modo ético e co-laborativo.

PROFESSORES CONVIDADOS
Elisa Martins Marques Sartori é pesquisadora licenciada em Letras, Coach e Mestre em
Linguística. Intelectual da educação com foco na linguagem, relações humanas e marketing, atua
como consultora nas áreas educacional e corporativa. É professora há 25 anos e Coordenadora dos
Cursos Superior de Tecnologia em Gestão de RH e Tecnologia em Marketing das Facludades
Monteiro Lobato. Professora Sartori é uma referência no Pensamento da Educação Latino
Americana voltada à realidade brasileira.
Mirian Munhoz Fernandes é pesquisadora licenciada em História e Mestre em Educação com
foco na História Latino Americana. Intelectual da história da educação, é professora da educação
básica e superior há 30 anos. Professora Fernandes é uma referência no Pensamento da História da
Educação Latino Americana voltada à realidade brasileira.

CARÁTER E MODALIDADES DE CERTIFICAÇÃO EMITIDA PELO CURSO
Curso livre, desenvolvido especificamente para a realidade do profissional da educação brasileira
que busque um processo de qualificação profissional de altíssima qualidade, baseada num espírito
de formação continuada.
Há duas possibilidades de certificados: Formação ou Participação.
– A Certificado de Formação em Coaching Educacional Latino Americano destina-se ao
participante com frequência e desempenho igual ou superior a 90%*.
– Certificado de Participação no Curso de Formação em Coaching Educacional Latino Americana
destina ao participante apenas com frequência igual ou superior a 75%*.
* Entende-se por frequência a participação nas aulas presenciais; entende-se por desempenho a
realização de todas as atividades proposta durante o curso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E A DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DO CURSO
O curso é divido em 7 módulos presenciais e somados a propostas de atividades teóricas e práticas
destinadas ao cotidiano profissional e pessoal dos educadores totalizando 150h.

Módulo 1 – Fundamentos do Coaching Educacional Latino Americano e Contexto Brasileiro (10
horas)
-Conceituação, características e estrutura do Coaching Educacional LA.
-Metodologia e o modelo geral da aplicação do Coaching Educacional LA.
-Estrutura básica para aplicação/atuação no âmbito profissional e pessoal.
-Ferramentas Chave do Coaching Educacional LA.
-Ação, Resultados e Processos de Melhoria Continua através de processos e recursos do Coaching
Educacional LA.
-Análise de problemas e tomada de decisão.
-Procedimentos para cuidado e controle de estados emocionais.
-Trabalho voltada a lida positiva com crenças e valores.
-Processos Compartilhados de Emancipação e Desenvolvendo Novos Paradígmas e
Comportamentos.

Módulo 2 – Coaching Educacional Latino Americano e Epistemologia da Educação Brasileira (10
horas)
-Contextualização do Coaching Eudcacional LA integrado a Espistemologia da Educação Brasileira
-Análise do cenário educacional latino americano e brasileiro na atualidade e indentificação dos
desafios e possibilidades de transformação ou desenvolvimento.
-Análises e posturas acerca das cobranças da sociedade contemporânea no que concerne ao papel da
escola, da família, dos gestores da educação, docentes e discentes.
-A inserção do Coaching Educacional LA como uma alternativa de atuação na escola e na sociedade
contemporânea brasileira.

Módulo 3 – Coaching LA voltado a realidade docente (10 horas)
-Missão e valor dos professores e as contribuições do seu trabalho para o desenvolvimento humano,
econômico e social.
- O Coaching Educacional LA como um processo indispensável à superação pessoal e profissional
- O Coaching Educacional LA Docente como auxiliar para a tomada de consciência e decisão de
profissionais da educação.
- Identificação estratégica dos recursos já dispostos para tomadas efetivas de decisão voltada as
escolhas e mudanças devidas e adequadas ao sentido e direção almejadas.
-Transposição da atividade do docente acompanhada de conceitos e práticas apoiadas pelo processo
de Coaching Educacional LA visando otimização de desempenho e resultados nos contextos da
aprendizagem e da qualidade de vida.

Modulo 4 – Coaching LA voltado a realidade discente (10 horas)
- O Coaching Educacional LA como metodologia para auxiliar alunos na sua emancipação
subjetiva, ética, associada à busca de melhor desempenho, satisfação, autoconhecimento,
competências e cidadania.
- O Coaching Educacional LA discente como auxiliar para a compreensão de crenças, valores,
repesentação de mundo e posturas.
- Processos de Coaching Educacional LA para o despertas de alunos para a suas capacidades,
padrões de comportamento e missão existencial.

Módulo 5 – Coaching Educacional LA para a Gestão de Carreira e de Vida (10 horas)
- O papel do profissional da educacão na atualidade.
- Conteúdos, Habilidades e Competências do profissional da educacional.
- O papel da liderança na gestão educacional.
- Metodologia para o desenvolvimento de Projetos e Programas Educacionais.
- Orientação para o desenvolvimento de Proposta Educacional de Trabalho e Carreira.

Módulo 6 – Contextualização do Panorama Cultural, Social e Educativo da America Latina e
desafios para a Educação Brasileira na atualidade (10 horas)
- Introdução da História da América Latino, da colonização ao desenvolvimento.
- Etnocentrismo e Preconceitos (Racismo e Machismo).
- Cenário Latino Americano no século XX e perspectivas para o século XXI.
- Cultura Latino Americana e Descolonização da Educação para o século XXI.
- A Importância e o Poder da Linguagem como processo educacional de emancipação de sujeitos
para a cidadania cosmopolita e o desenvolvimento econômico e sócio cultural.

Módulo 7 – Seminário Final de Proposta e Práticas para Profissionais da Educação Brasileira
(10 horas)
- Apresentação de trabalhos desenvolvidos durante o decorrer da formação.
- Aplicação de processo para a construção compartilhada.
- Roda de análise e discussão para contribuições e fechamentos dos trabalhos.

INVESTIMENTO
R$ 2.000,00

Para associados da ASSERS
R$ 1.500,00, podendo ser divididos em 6x sem juros no cheque.

MAIORES INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
Secretaria da ASSERS ou
www.uniegregora.com.br
uniegregora@gmail.com
(51) 9317-0166 / (51) 9124-2202


Ċ
Assers Digital,
7 de mar de 2014 12:37
Comments