Eventos e Cursos > Ação Formativa 2020 >
Ação Formativa Posts
Desafio - vídeo do Prof. Gilson Reis
Caras e caros participantes da Ação Formativa 2020.
Chegamos ao último desafio da nossa trajetória da Ação Formativa. Contamos com a sua participação efetiva e afetiva. Agradecemos muito e convidamos para continuar acompanhando nossa página, pois dentro do nosso planejamento prevemos continuar nossa interlocução, atendimento sempre que vocês precisarem e, em breve, estaremos disponibilizando o certificado para os que concluíram os desafios aqui propostos.
Nosso abraço e até breve!
|
Vídeo - Prof. Gilson Reis
Gilson Reis é professor de Biologia, Coordenador Geral da Confederação dos Trabalhadores dos Estabelecimentos de Ensino da Educação (CONTEEE) e vereador em Belo Horizonte, Minas Gerais.
No vídeo, o professor Gilson aborda o processo de privatização da educação pública brasileira.Cabe ressaltar que, no momento em que o vídeo foi realizado, debatia-se e lutava-se pela integração do FUNDEB, de forma permanente, na Constituição Federal. Destaca os encaminhamentos do setor privado na busca de atingir seus objetivos. Apresenta fatores que colocam em desvalia, precarizam as relações de trabalho e a redução dos valores orçamentários para o setor público. Nosso convidado também alerta para a intervenção nos projetos pedagógicos e a privatização financeira e da gestão, atacando o servidor público. Um vídeo muito relevante para refletirmos nesse momento cruciante que estamos vivendo, de forte tendência privatista e de redução do setor público educacional, em nosso país.
|
Live - Wagner Silveira Rezende
Wagner Silveira Rezende Avaliação externa: instrumentos e usos para o desenvolvimento da educação22/outubro, 14h (horário de Brasília) e 13h (horário de MS) Promoção
da Ação Formativa 2020, um projeto das associações e sindicato: ACSE
(MS), AIERGS (RS), AMIE (MG), AOESC (SC), ASESC (SC), ASFOE (RJ),
ASISEAL (AL), ASSERS (RS) e SINDESPE (MG). |
Vídeo - Prof. Dr. Thiago Ingrassia Pereira
Paulo Freire: política e educação é resultado da abordagem sociológica e da área da educação que nos oportuniza uma retomada como do diálogo concreto da teoria freireana a respeito da educação e seus olhares sobre a perspectiva da emancipação e participação da comunidade escolar. Thiago Ingrassia Pereira é professor de Sociologia e Sociólogo. Doutor (2014) e Mestre (2007) em Educação, Licenciado (2004) e Bacharel (2006) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Brasil). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação (2018) no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Professor Adjunto IV da área de Fundamentos da Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Erechim - RS) e Tutor do Grupo PET/Conexões de Saberes (Práxis/Licenciaturas) - Bolsista FNDE. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFFS) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFFS). Coordenador do PPGPE/UFFS (2019/2021). Possui experiência como Professor da área de Ciências Sociais em todos os níveis de ensino e em Cursos Pré-Universitários Populares. Áreas de pesquisa e extensão: Ensino de Sociologia, Sociologia da Educação, Educação Popular, Educação Superior, Escola/Universidade Cidadã e Pedagogia de Paulo Freire. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e de Gestores e Práticas Pedagógicas (UNISINOS/CNPq). Pesquisador associado ao Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Ciências Sociais (LAVIECS/UFRGS/CNPq) e ao Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade (GRUPEPU/UFFS/CNPq). Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS). Sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro do Fórum Municipal de Educação de Erechim - RS. |
Vídeo - Profa. Dra. Luciane Cuervo
Professora Dra. Luciane Cuervo - atua no Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolve trabalhos com abordagem interdisciplinar entre música, educação e neurociências. Graduada em Música/UFRGS, com ênfase em flauta doce, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFRGS, doutora em Informática na Educação/PGIE-UFRGS. Especialista em Neuropsicologia interdisciplinar. Atuou como pesquisadora honorária visitante no Instituto de Educação da University College London na classe de Educação Musical do profº Graham Welch (2015-2016). Como intérprete, dedica-se à interpretação de música antiga e contemporânea, havendo estreado inúmeras composições de autores brasileiros para flauta doce. Dedica-se à pesquisa interdisciplinar sobre a musicalidade humana, nos principais temas: formação de professores - práticas musicais (voz e flauta doce), cognição musical, performance no contexto da cultura digital.
A professora Luciane realiza uma abordagem sobre diversos aspectos do cotidiano da educação em tempos de pandemia.
|
Desafio - vídeo do Prof. Dr. Juares da S. Thiesen
Ao discorrer sobre "Currículo em tempo de pandemia e trabalho remoto", o professor Juares destacou quatro fatores para elaborar a narrativa sobre currículo e suas implicações no atual cenário nacional. Elabore uma síntese desses fatores e apresente sua posição: concorda, discorda. Por que? Bom desafio! |
Vídeo - Profa. Dra. Raquel Caetano
A Professora Dra. Raquel Caetano apresenta questões fundantes para reflexão dos participantes da Ação Formativa 2020.
Pensar a educação, a escola e as disputas que estão acontecendo a partir das reformas educacionais globais. A educação como processo mais amplo de construção dos saberes para que as gerações se apropriem das conquistas produzidas pela humanidade. |
1-10 of 55