Espaço Inovação 14

postado em 10 de out de 2014 17:09 por Assers Digital   [ 8 de jan de 2015 10:55 atualizado‎(s)‎ ]
Revista Espaço Inovação Arquivo
Está aberto o recebimento de material para publicação na Revista n.14. Veja abaixo as instruções e normas para participar.

A Revista Espaço Inovação é uma publicação da ASSERS, que continua socializando temas relacionados à educação.


Contamos com suas ideias, seus trabalhos e suas experiências para compartilhar com outros educadores a história que É CONSTRUÍDA NO COLETIVO.







INSTRUÇÕES AOS AUTORES – REVISTA ESPAÇO INOVAÇÃO

(as instruções também podem ser vistas nas Edições 12 ou 13 da Revista)


 A Revista Pedagógica Espaço Inovação tem o objetivo de publicar artigos científicos, comunicações científicas e artigos de revisão (revisões bibliográficas) de autores variados. Esta revista tem como objetivo, socializar temas relacionados com a educação, pedagogia, supervisão escolar e orientação educacional.

 

1. Procedimentos para Aceitação dos Artigos:

Primeira Etapa: análise dos artigos segundo critério de relevância e adequação às normas editoriais.

Segunda Etapa: parecer elaborado por pareceristas “ad hoc”. Havendo três possibilidades:

a) aceitação integral;

b) aceitação com alterações;

c) recusa integral.

Em qualquer dos casos, o autor receberá cópia do parecer do consultor.

 

1.1.Línguas: Serão aceitos trabalhos redigidos em português.

 

1.2. As opiniões e conceitos contidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

 

2. Tipos de colaborações aceitas pela revista: serão aceitos trabalhos originais que se enquadrem nas seguintes categorias:

2.1. Artigos Científicos (máximo de 25 laudas): Apresentam, geralmente, estudos teóricos ou práticos referentes à pesquisa e desenvolvimento que atingiram resultados significativos. Devem conter os seguintes tópicos: Título. Resumo; Palavras-chave; Abstract ou Resumen; Key-words ou Palabras Clave; Introdução; Justificativa; Metodologia; Resultados; Análise; Considerações Finais e Referências.

2.2 Comunicações Científicas e Divulgações (máximo de 5 laudas): São textos mais curtos, nos quais se apresentam resultados preliminares, julgados relevantes, de uma pesquisa em curso. Devem conter os seguintes tópicos: Título. Resumo; Palavras-chave; Abstract ou Resumen; Key-words ou Palabras Clave; Introdução; Justificativa; Metodologia; Resultados; Análise; podendo conter tabelas ou ilustrações; e Referências.

2.3. Artigos de Revisão (máximo de 25 laudas): Apresentam um breve resumo de trabalhos existentes, seguidos de uma avaliação das novas ideias, métodos, resultados e conclusões, e uma bibliografia relacionando as publicações significativas sobre o assunto. Devem conter: Título. Resumo; Palavras-chave; Abstract ou Resumen; Key-words ou Palabras Clave; Introdução; Justificativa; Metodologia; Resultados; Análise; Considerações Finais e Referências.

 

3. Forma de Apresentação dos Artigos

3.1. A Revista Espaço Inovação adota as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) atualizadas e a norma de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os artigos devem ser encaminhados em: cópia eletrônica (preferencialmente por e-mail): assersdigital@gmail.com, digitadas em editor de texto Word for Windows 7.0 ou posterior, em espaço 1,5 linha, parágrafo 1,5, em fonte tipo Arial ou Times New Roman tamanho 12 e o número de páginas apropriado à categoria do trabalho, em formato A4, com formatação de margens superior e esquerda (3 cm) e inferior e direita (2 cm).

3.2. A versão reformulada deverá ser encaminhada em via eletrônica (assersdigital@gmail.com)

3.3. Todo artigo encaminhado à revista deve ser acompanhado de carta assinada pelo(s) autor(es), contendo autorização para a publicação e a reformulação de linguagem, se necessária.

3.4. A apresentação dos trabalhos deve seguir a seguinte ordem:

 

3.4.1. Folha de rosto contendo:

• Título, não devendo exceder 10 palavras;

• Nome e número de CPF de cada autor, seguido por afiliação institucional e titulação por ocasião da submissão do trabalho, Endereço completo para o envio de correspondência; e-mail e telefone.

• Se necessário, parágrafo reconhecendo apoio financeiro e/ou colaboração.

Resumo e Abstract/Resumem: mínimo 100 e máximo de 250 palavras, redigido em parágrafo único, espaço simples e alinhamento justificado e Palavras-chave e key-words/palavras clave (mínimo 3 e máximo 5) para fins de indexação do trabalho. Devem ser escolhidas palavras que classifiquem o trabalho com precisão adequada.

 

 

3.4.2 Texto propriamente dito

• As citações bibliográficas devem ser feitas de acordo com as normas da ABNT (NBR 10520 – 2002), adotando-se o sistema autor-data. Ex.:

Barcellos et al. (1977) encontram...

... fatores de risco (MORAES; SILVA, 1988)...

... com problemas urinários de suínos” (LIEBHOLD et al., 1995, p. 20).

Segundo Barros (1990 apud ANTUNES, 1998, p. 10),...

– Na lista das Referências, cada trabalho referenciado deve ser separado do seguinte por 2 (dois) espaços. Apresentada em ordem alfabética, não numerada.

• As notas não bibliográficas devem ser colocadas no rodapé, ordenadas por algarismos arábicos e aparecer imediatamente após o segmento do texto ao qual se refere a nota.

• Os locais sugeridos para inserção de ilustrações e tabelas devem ser indicados no texto.

Ilustrações e tabelas, com as respectivas legendas, devem ser apresentadas em folhas separadas e, no caso de ilustrações, em arquivos gravados em extensão JPEG, em modo CMYK para as coloridas e modo grayscale (tons de cinza) para as P&B, com resolução de 600dpi.

 

3.4.3 Referências (NBR 6023 – Informação e Documentação - Referências - Elaboração / Ago. 2002)

Devem conter todos os dados necessários à identificação das obras, dispostas em ordem alfabética. Para distinguir trabalhos diferentes de mesma autoria, será levada em conta a ordem cronológica, segundo o ano da publicação. Se num mesmo ano houver mais de um trabalho do(s) mesmo(s) autor(es), acrescentar uma letra ao ano (Ex. 1999a; 1999b).

 

4. Direitos Autorais

4.1. Artigos publicados na revista pedagógica Espaço Inovação

Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista pedagógica Espaço Inovação. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização escrita do(s) Editor(es). Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor(es).

O(s) autor(es) deve(m) encaminhar junto com o artigo, Carta de Autorização para Publicação (Anexo A) e Concessão de Direitos Autorais (Anexo B).

4.2. Reprodução parcial de outras publicações

Artigos analisados que contiverem partes de texto extraídas de outras publicações devem obedecer aos limites especificados para garantir originalidade do trabalho analisado. Recomenda-se evitar a reprodução de tabelas e ilustrações extraídas de outras publicações.

O artigo que tiver reprodução de uma ou mais tabelas e/ou ilustrações de outras publicações só será encaminhado para análise se vier acompanhado de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução especificada na Espaço Inovação. A permissão deve ser endereçada ao autor do trabalho analisado. Em nenhuma circunstância a Espaço Inovação e os autores dos trabalhos publicados nesta revista repassarão direitos assim obtidos.

 

5. Os trabalhos, aceitos ou não aceitos para publicação, não serão devolvidos aos autores (serão incinerados).  Todos os anexos se encontram no site da ASSERS (www.assers.org.br), na guia publicações, artigos e pesquisas.

 

6. Endereço para Encaminhamento:

E-mail: assersdigital@gmail.com ou assers@assers.org.br

Fones (051) 32867634/32283498/86060286

 


ANEXO A

MODELO DE CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO

 

Ao Conselho Editorial da revista Espaço Inovação

 

Área: ( ) Educação   ( ) Pedagogia    ( ) Supervisão Escolar   ( ) Orientação Educacional

 

Título do Artigo:        ______________________________________________________________

___________________________________________________________________

                                                                                                                                                                                                                                           

Nome(s) do(s) autor(es):            ____________________________________________________________

___________________________________________________________________

 

O(s) autor(es) do presente trabalho se compromete(m) a cumprir as seguintes normas:

 

1)     Todos os autores relacionados acima participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.

2)     Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprova para publicação na revista Espaço Inovação.

3)     O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à revista Espaço Inovação e a reprodução total ou parcial do mesmo em outras publicações requer a autorização por escrito da Diretoria Central, responsável pela revista.

 

                        /           /          

Local/Data

 

                                              

Assinatura do Autor Responsável

 



ANEXO B

CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

(Modelo de Autorização)

Esta autorização, devidamente preenchida, datada, assinada pelo autor principal, deverá ser entregue juntamente com a via eletrônica do artigo, e, quando necessário, cópia do Consentimento Livre e Esclarecido assinado pela pessoa no caso de utilização de sua imagem.

Nome:....................................................................................endereço........................., RG........................CPF.......................... do(s) autor(es), elaborou(aram) o original do artigo “........................................................................................”, e por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo e em condições de autorizar(em) a edição de seu trabalho, concede(m) à Revista Espaço Inovação – Conselho Editorial permissão para comercializar, editar e publicar o citado artigo no site da ASSERS, na “Revista Espaço Inovação”, em número e volume ainda a serem definidos pelo Conselho Editorial da revista “Espaço Inovação”. Essa concessão não terá caráter de ônus algum para o Conselho Editorial da revista “Espaço Inovação”, ou seja, não será necessário o pagamento em espécie alguma pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) Autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à revista Espaço Inovação  – Conselho Editorial, que poderá explorá-la nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização do Conselho Editorial da revista Espaço Inovação, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O Conselho Editorial da revista Espaço Inovação compromete-se a entregar duas revistas ao Autor Principal, caso o artigo seja publicado. O Autor tem ciência de que: 1. A publicação desta obra poderá ser recusada caso o Corpo Editorial da “Espaço Inovação”, responsável pela análise dos artigos, não ache conveniente sua publicação, seja qual for o motivo, sendo que este cancelamento não acarretará responsabilidade de espécie alguma e nem a qualquer título por parte do Conselho Editorial da Espaço Inovação; 2. A Revista Espaço Inovação – Conselho Editorial reservam-se o direito de modificar o texto, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.

Data:

Nome do(s) Autor(es) e assinatura:



ANEXO D

CHECKLIST – ANTES DE ENVIAR O ARTIGO

 

Primeira análise

(  ) Carta de encaminhamento, contendo assinatura e dados de todos os autores

(  ) Concessão dos direitos autorais para a revista

(  ) Compromisso de respeito a todos os aspectos éticos inerentes à realização de um trabalho científico

(  ) Identificação da categoria na qual o artigo se enquadra

(  ) Cópia eletrônica (por e-mail ou CD-ROM)

(  ) Texto em espaço 1/5

(  ) Folha de rosto com: Resumo e Abstract/Resumem; Palavras-chave e Key words/Palabras Clave

(  ) Referências de acordo com as normas da ABNT  de 2014 de Pedro Augusto Furasté

(  ) Notas e anexos (se inevitáveis)

(  ) Ilustrações (em JPEG, imagens em preto e branco (modo grayscale) e/ou coloridas (modo CMYK), com resolução de 600 dpi).

 

Artigo Reformulado

(  ) Carta de encaminhamento especificando alterações feitas e justificando aquelas não efetuadas

(  ) Cópia eletrônica




Comments