Em Foco‎ > ‎Noticias‎ > ‎Noticias‎ > ‎

Resultados da pesquisa sobre educação na pandemia em Porto Alegre

postado em 25 de ago. de 2020 09:55 por Arquivo Assers
 
“Desemprego, diminuição da renda, dificuldade de acesso à internet e perda de interesse pelas aulas são os fatores decisivos durante a pandemia”, diz Comitê de Acompanhamento da Crise Educacional no RS.

Foi apresentada na no dia 21 de agosto a quarta e última parte dos resultados da pesquisa produzida pelo Comitê Popular Estadual de Acompanhamento da Crise Educacional no RS e pela Associação Mães & Pais Pela Democracia. Ao longo das últimas três semanas, o Comitê Popular estadual de Acompanhamento da Crise Educacional no RS apresentou dados sobre as dificuldades das famílias e também das redes de ensino.

A pesquisa envolveu mais de 2 mil pessoas que entre os dias 23 e 28 de julho participaram do estudo através de um questionário online, ajudando a revelar as desigualdades no tratamento ao tema da educação durante a pandemia.

“Considero fundamental esta pesquisa, tendo em vista que ela nos mostra a realidade da educação, pública e privada em Porto Alegre, de um jeito que, talvez, a gente não tivesse tido oportunidade de conhecer” diz Debora Vier Fischer, coordenadora pedagógica da rede privada de ensino de Porto Alegre.

O uso das plataformas digitais podem ser consideradas como um dos principais fatores do apagão educacional. A socióloga Aline Kerber, Presidenta da Associação Mães & Pais Pela Democracia e uma das responsáveis técnicas pela pesquisa explica que “o problema é maior na rede municipal pela ausência de merenda, e de acesso à computador com internet banda larga”.

Para o Diretor do Simpa, Luis Fernando de Fraga Silva, existe um desafio pela frente. "O planejamento estatal terá, indubitavelmente, que levar em conta a necessidade de investimento nas novas tecnologias e o acesso universal à elas junto com a capacitação de nossos professores e modernização das escolas”, avalia.

A coletiva foi apresentada na página no Facebook da Associação Mães & Pais Pela Democracia e retransmitida na página da ASSERS e demais entidades, com a participação da Presidente Nina V. Xavier. Para assistir a reprodução, clique aqui.

E veja aqui a reprodução da apresentação anterior.

Mais informações podem ser obtidas com Aline Kerber, Presidenta da Associação Mães & Pais Pela Democracia através do e-mail maesepaispelademocracia@gmail.com e com Daniel Momoli do Comitê Popular Estadual de Acompanhamento da Crise Educacional no RS através do e-mail: comitepopulardeeducacao@gmail.com.

Confira a lista completa de entidades que compõe o Comitê no link:




Comments