Em Foco‎ > ‎Noticias‎ > ‎Noticias‎ > ‎

Encontro Estadual promovido pela ASSERS - Cobertura

postado em 26 de ago de 2012 13:37 por Assers Digital   [ 26 de ago de 2012 13:38 atualizado‎(s)‎ ]

Um desfile lindo de experiências, conhecimentos, motivação, criatividade e prazeres que mexeram com a sensibilidade de todos bem como com suas emoções no dia 18 de Agosto no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa.


Clique no nome dos palestrantes para ver suas fotos

Pela manhã fomos agraciados com a belíssima voz da Professora      Elisani Borges que trouxe dentro de sua alma a música que acalantou corações, que divertiu, que mexeu com o corpo, que agitou e acalmou.


Na sequência, foi percorrido o universo da linguagem natural da infância que tem muita importância na escola e deve estar presente desde a educação infantil. Deliciamo-nos com a competência e as habilidades do brinquedista Ricardo León Cohén (Coquito) que trouxe sua sabedoria sobre autoestima do professor.

Em seguida, foi socializado o conhecimento que reúne as áreas da educação e da psicologia chamado de neurociências, abarcando questões que atingem o processo de ensino-aprendizagem na compreensão das dificuldades da leitura e da escrita em tempos de aprendizagem escolar inclusiva, com o Doutor Fernando Capovilla.

Após o almoço as emoções novamente foram vivenciadas no momento em que a Doutora Clarisse Leal abordou a questão de ser e pertencer, isto é, o processo de transformação pessoal, repensando a nossa existência e se reconstruindo.

Muitas vezes, não sabemos o que fazer quando recebemos alunos com necessidades educacionais especiais. Como educá-los? Como incluí-los? Desta maneira, o Doutor Eugênio Cunha respondeu essas questões bem presentes no cotidiano da sala de aula.

Quando entramos em conflito precisamos solucioná-los da melhor forma possível para viabilizar uma educação de futuro, onde a condição humana deve ser o objeto essencial de todo o ensino, pois o futuro é agora. Sendo assim, é importante salientar que educar e promover são a essência da escola segundo socializou o Professor Doutro Jorge Trevisol. Destacou que a escola deve educar para a cidadania, resgatar tudo o que a sociedade está carente (família, afetividade, valores, etc.). Que é preciso repensar nossa forma de educar, rever nossos paradigmas pessoais e coletivos a partir dos fenômenos desta era. Descobrir para onde estamos indo. Que precisamos nos educar a partir da interioridade, pois, uma nova educação precisa de novos métodos que toquem o afeto, a emoção e a espiritualidade.
Trechos da Carta do XXI Encontro Estadual de Supervisores Educacionais


Comments