Em Foco‎ > ‎Noticias‎ > ‎Noticias‎ > ‎

Em Brasília ASSERS participa do Fórum das Entidades dos Especialistas de Educação e reúne-se com parlamentares

postado em 16 de jun de 2011 17:26 por Assers Digital   [ 16 de jun de 2011 18:00 atualizado‎(s)‎ ]
DATA: de 30/05/2011 a 01/06/2011 
LOCAL: Brasília – DF  

IX Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Especialistas de Educação, realizado no período de 30 de maio a 01 de junho no auditório do Conselho Nacional de Educação.

Fizeram-se presentes SINESP/SP, APASE/SP, CPP/SP, ASESC, ASSERS, AOERGS, AMISP, ANSEB, AOESC, SINDESP.

Na ocasião, a pauta foi: garantir o artigo 64 da LDB, reformulação de algumas metas e estratégias do PNE, debate sobre o papel dos especialistas nas políticas públicas, elaboração da carta de princípios do Fórum, aposentadoria especial e definição da nova secretaria do Fórum.

Após o encerramento das atividades do IX FONAE com a elaboração da Carta Aberta, os participantes do evento se organizaram em grupos para realizar visitas ao Senado Federal e Câmara dos Deputados do Distrito Federal em busca de apoio às reivindicações.

Assim, no dia 1º de junho, representantes da ASSERS, ASESC e AOERGS foram recebidas pelo Senador Paulo Paim, que ouviu atentamente as reivindicações da categoria em relação a emenda constitucional que viabilize a aposentadoria especial, também, para supervisores e orientadores educacionais concursados para os respectivos cargos, assim como os demais que já foram contemplados, além da regulamentação da profissão dos supervisores educacionais.

No mesmo dia, à tarde, mais uma vez se confirmou por parte do Senador Paim a atenção dispensada, o carinho e o respeito aos profissionais da educação e em especial aos supervisores e orientadores educacionais, pois o referido parlamentar registrou a visita das entidades representativas na sessão do plenário (confira o discurso do Senador na sequencia das notícias).

Ainda no dia 1º de junho o grupo foi recebido pelo Deputado Nelson Marchezan Júnior que se mostrou receptivo às reivindicações apresentadas na Carta Aberta elaborada pelo IX FONAE, contemplando emendas para o novo PNE. Nesta oportunidade, o Deputado fez explanações sobre os encaminhamentos que estariam sendo desenvolvidos e projetados em relação ao PNE, destacando que em breve ocorreria um seminário para discussões do referido documento, no Estado do Rio Grande do Sul (precisamente em Porto Alegre) no final do mês de junho.

Na noite de 1º de junho, as professoras Angelita Vargas Brazil e Yolanda Pereira Morel foram recebidas pelo Senhor Antônio Carlos Caruso Ronca da Comissão de Educação do Senado Federal, esclarecendo dúvidas sobre várias questões.

No dia seguinte, 2 de junho, a ASSERS visitou o CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) onde as professoras Angelita e Yolanda foram muito bem recebidas pelo Secretário da entidade, que brindou a instituição com algumas publicações do CNTE.

IX FÓRUM NACIONAL DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS ESPECIALISTAS DE EDUCAÇÃO



Em busca de apoio político


     























Comments