Em Foco‎ > ‎Noticias‎ > ‎Noticias‎ > ‎

Autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre

postado em 4 de nov de 2009 05:40 por Evandro M
Foi um sucesso a tarde de autógrafos promovida pela ASSERS e a Feira do Livro de Porto Alegre para o lançamento da obra coletânea Alma Feminina em Prosa e Verso, editada pela ASSERS.

As autoras presentes no prédio do Memorial do Rio Grande do Sul, dia 2 de novembro, receberam seus convidados e o público em geral, que movimentou o ambiente e aproveitou a ocasião para obter o autógrafo de todas as escritoras e poetisas.

Também marcaram presença a autora da foto da capa do livro, Sonia Garcez, e a modelo que emprestou seu rosto para a foto, Fatima Fleck.

O livro foi editado pela ASSERS de forma cooperada com as autoras, tendo sido organizado pela Angelita Brazil e Lilian Zieger.

Abaixo algumas fotos do evento organizado pela ASSERS e Câmara do Livro do RS, a relação de autoras e o texto de apresentação do livro.


As autoras:

Adenirce Davi (Ade)
Ana Lúcia d’Avila Machado
Angelita Vargas Brazil
Benta Padilha da Rocha
Berenice Faccini
Cerla Knevitz Silveira
Cláudia Engelke Goncalves
Cleusa Távora de Carvalho
Daniela Pedra Mattos
Daniela Saldanha
Deisi Peres Costa
Eliana Cruz dos Santos
Eliane Araújo Linhares
Clarici Rodrigues
Eronilda de Aguiar Dias
Juliana Santos Moreira
Regina Machado
Silvia Fagundes
Silvane Severo
Felicita Seibt
Iara Cabreira Kobielski
Iara de Menezes Bandeira
Iara Marques Nunes (Indiara)
Inglacir Davi
Ivana Lima Lucchesi
Ivone Marifran Wilbert
Lilian Zieger
Luciana Carvalho Rocha
Luciane Salamon
Maira Beatriz Engers
Maria Iara Schmegel Moreira
Maria José Machado de Lima
Mariane Brasil
Marilú da Rocha Scheffer
Marinês Bonacina
Myriam Beatriz Rodrigues
Nelly Zieger
Nereida Fogaca
Neusa Schvarstzhaupt
Núbia Fachinelli
Odete Silva de Souza
Rosalina dos Santos Fontella
Rosa Marlene de Souza e Silva
Rosana Oliveira Cardoso Corrêa
Rosângela Pereira da Silva
Solange Barbosa de Almeida
Sonia Iara Moura Garcez
Sonia M. Righi Aita
Valni Lopes Farias
Vanessa Tiebohl Lemos
Veronica Mittmann
Yolanda Pereira Morel



Alma feminina: poesia que transpira
 
Ser feminino? Afinal, o que isso nos faz pensar, ou sonhar? O feminino está n’alma não só da mulher, mas do homem também! Representa esse sentir da brisa lá fora, essa sensibilidade para perceber o sorriso escondido na lágrima do passante, ou a dor mascarada em risos soltos. Ser feminina/o é deixar fluir o sentimento, olhar o amanhecer e se ver transpirar de emoção.

O feminino permeia a vida cotidiana e nos faz mais humanos, com sua energia capaz de deixar brotar amores, sentimentos de compaixão, rebeldia contra a injustiça, vontade de correr na grama, abraçar os amigos, viver na plenitude. A alma feminina provoca o pensar profundo sobre as coisas desse mundo, tentando encontrar saídas para tantos conflitos e desencontros, sem perder a esperança de um novo nascer do sol! A alma feminina sente na pele, deixa refletir no coração e olha o horizonte a cada emoção que contagia. Não esconde o choro diante da desumanidade, fala de amor e expande seus sentimentos nos espaços do tempo e das calçadas.

Precisamos, com urgência, de mais almas femininas nas ruas, nas estradas, nas lojas e nos “grandes salões” da política brasileira. Sensibilidade para ver, compreender e respeitar cada brasileiro e brasileira que constrói a história de nosso país. Brasileiros de todas as raças, cores, crenças e opções sexuais. Brasileiras/os supostamente “normais”, ou com deficiências (afinal, quem não a tem?). Brasileiros e brasileiras de “nascença” ou por adoção!

A poesia é isso: expressão d’alma feminina que está em cada um e cada uma de nós! Nossa capacidade de sentir, respirar emoção e transpirar/transbordar em palavras sensíveis, recheadas de profundos pensares sobre a vida!

Que a alma feminina contagie a todos, principalmente os dirigentes de nosso país, para que a compaixão e a honra façam parte de seu dicionário!

Com carinho...
              Angelita Vargas Brasil e Lilian Zieger


Comments