Em Foco‎ > ‎Noticias‎ > ‎Noticias‎ > ‎

ASSERS tem audiência com Secretário de Educação

postado em 6 de abr de 2010 06:40 por Evandro M
Na audiência do dia 05 de abril de 2010 com o Secretário de Estado da Educação Professor Ervino Deon, estiveram presentes a Presidente da ASSERS, Professora Angelita Vargas Brazil, a 1ª Vice-Presidente, Professora Yolanda Pereira Morel e o Presidente do Conselho Deliberativo Professor João Batista Ramos. Também participaram da reunião na Secretaria da Educação, a Diretora Adjunta do Departamento Pedagógico, Professora Sonia Bier, e a Diretora Adjunta de Recursos Humanos, Professora Solange Freitas. Como sempre o objetivo principal da pauta foi as questões relacionadas à Supervisão Educacional e o reconhecimento destes profissionais que atuam principalmente na rede pública de ensino.

Entre as colocações da ASSERS e a posição da SE, percebe-se que há consenso em relação à necessidade de haver profissionais habilitados na Orientação e Supervisão Educacional nas ambiências escolares. Neste momento em que está sendo implementadas ações para atender as políticas públicas de educação para o Rio Grande do Sul, o/a supervisor/a deve ser o principal articulador no desenvolvimento do trabalho a partir dos Referenciais Curriculares “Lições do Rio Grande”.

Nas palavras do Secretário Ervino Deon e das Professoras Sonia Bier e Solange Freitas, o/a supervisor/a tem papel decisivo na articulação e desenvolvimento de todo e qualquer projeto educativo nas escolas, desde que busquem a parceria com a Direção, Orientação, Professores e demais segmentos da comunidade escolar, tornando-os co-responsáveis do trajeto educacional que constroem a cada dia em prol da qualidade da educação.

Respaldando a visão que o Secretário e sua equipe têm sobre a Orientação e a Supervisão no ambiente escolar, a SE encaminhou uma proposta de contratação destes profissionais para as demandas das escolas do Estado. No dia 31 de março de 2010 o Projeto de Lei nº 58/2010 foi aprovado por unanimidade na Assembléia Legislativa, aguardando a sanção da Senhora Governadora. O projeto autoriza o poder executivo a contratar Profissionais da Educação/Especialistas de Educação para as funções de Orientador Educacional e Supervisor Escolar, nos termos das Leis nº 6.672/74 e nº 7.132/78, e dá outras providências. A partir do projeto, serão contratados até mil (1.000) Orientadores e até mil (1.000) Supervisores com habilitação para exercício na função e com experiência em sala de aula.

Nesta oportunidade, além de debater as questões da Supervisão, a ASSERS reafirmou a continuidade da parceria junto à SE no desenvolvimento de programas e projetos que visam o enriquecimento do trabalho que vem sendo realizado pelos Supervisores nas escolas e salientando as propostas que já vem sendo realizadas além do planejamento de 2010. Nesta perspectiva já ficou agendado um novo encontro para dia 19 de abril do corrente, com a Professora Sonia Bier, para a revitalização das ações conjuntas.



Comments