Em Foco‎ > ‎Noticias‎ > ‎Noticias‎ > ‎

Agenda ASSERS - 26 de julho

postado em 29 de jul de 2019 09:33 por Assers Digital
Encontro Estadual de Educação do CPERS
, que teve na pergunta "Qual é o papel dos educadores(as) na sociedade atual?" o desafio principal para a reflexão e estudo dos seus participantes. A ASSERS esteve representada por sua presidente, Nina V. Xavier, a tesoureira Valdemira Carpenedo e a Conselheira Jônia Seminotti.

No turno da manhã, a professora Dra.Maria Raquel Caetano, palestrou sobre o tema “Mercantilização e privatização da educação pública”, fazendo um alerta para questões pontuais como: educação não é mercadoria, os mecanismos utilizados por mercados e governos liberais, escolas do modelo charter, entre outros tantos vetores que promovem a mercantilização e privatização da escola pública.

No turno da tarde, o tema foi "Financiamento da Educação Brasileira em tempos de desconstrução do estado de direito: desafios e possibilidades” apresentado pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), José Marcelino Rezende Pinto. O financiamento público da educação já sente as consequências da Emenda Constitucional 95/2016, que estabeleceu um teto de gastos públicos, afirmou o professor José Marcelino.





Comments