Em Foco‎ > ‎Noticias‎ > ‎Noticias‎ > ‎

Agenda ASSERS - 11 de setembro

postado em 13 de set de 2019 12:24 por Assers Digital   [ 13 de set de 2019 12:26 atualizado‎(s)‎ ]
O XXVI Seminário Estadual de Orientação Educacional e VII Congresso Brasileiro dos Profissionais de Educação, acontece no auditório do Palácio da Justiça, em Porto Alegre. Entre os dias 11 e 13 de setembro são tratados temas fundantes para as/os colegas orientadores educacionais tendo como eixo a temática "Orientar e Educar com Responsabilidade Social: desafios do cenário atual".

A presidente da nossa associação, Nina Rosa V. Xavier, agradeceu o convite para participar da mesa de abertura. Ela destacou a relevância do evento, a longa parceria entre as associações e a proposta de emenda nº 26, assinada pela ASSERS e AOERGS, para o plano plurianual (PPA), que propõem concurso público para supervisores e orientadores educacionais na rede estadual.

Abordando a questão da responsabilidade social e defesa do art. 64, LDB nº 9394/96, afirmou:“É muito importante refletirmos sobre o tema proposto, Educar com Responsabilidade Social, pois não se faz educação com escola mínima. Temos que ter os profissionais do artigo 64 em todas as nossas escolas”. Antes de encerrar sua fala trouxe como destaque, associando com o evento da AOERGS, o Congresso do CPERS e o resgate do legado de Paulo Freire, pontuando a temática de que "Educar é lutar e resistir". Finalizando o seu tempo de fala apontou para a necessidade de se ter coragem para transformar o atual cenário educacional brasileiro citando Guimarães Rosa:
" A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."


Parabenizamos, mais uma vez, a AOERGS por mais esse Seminário e Congresso!


Comments