Em Foco‎ > ‎Noticias‎ > ‎Noticias‎ > ‎

12ª CRASSERS realiza Encontro de Supervisores Educacionais

postado em 17 de jun de 2010 13:55 por Evandro M
Realizou-se no dia 25/05 o Encontro de Supervisores Educacionais da 12ª CRASSERS, tendo como tema “Supervisão Educacional: atuando e construindo um cenário de possibilidades”. O Encontro teve início com a leitura do texto coletivo “Sonho”, elaborado a partir de textos construídos pelos Supervisores no último Encontro de 2009. 

A seguir o Psicólogo Antônio João Weber trouxe algumas questões com o objetivo de refletir sobre a prática do Supervisor Educacional, bem como a proposta da construção de um cenário de possibilidades enfatizando a ética no fazer pedagógico. Através da metodologia utilizada, como trabalho em grupo e individual e dramatização, foi possível o envolvimento e a participação de todos, o que contribuiu significativamente para a formação continuada dos Supervisores Educacionais da 12ª CRASSES.

 



“Quando secam os oásis utópicos estende-se um deserto de banalidades e perplexidade”. Jürgen Jabermas - 1987 

O sonho como possibilidade do fazer pedagógico 

Sonho é o que planejamos, idealizamos, são metas que traçamos e buscamos no dia-a-dia. Refletir sobre o sonho em educação parece-nos algo tão corriqueiro, mas, ao mesmo tempo tem passado desapercebido por muitos de nós. 

O sonho é o que nos inquieta, nos desestabiliza e o corre-corre do dia-a- dia, a falta de motivação, valorização e a insatisfação devido aos baixos salários, nos levam a esquecer que é o sonho que no move. 

A ausência de sonho por parte dos educadores reflete também nos alunos. Tanto o aluno como o educador estão desmotivados e sem perspectivas diante do cenário que hoje se apresenta. O grande desafio do educador é a reconstrução coletiva. A construção de um novo olhar ou de novos caminhos exigem envolvimento e comprometimento a partir de um processo coletivo e participativo. 

O espaço pedagógico nos oferece um cenário de múltiplas possibilidades se tivermos presente que cada aluno, cada educador tem sua própria história, com inúmeras riquezas na diversidade e pluralidade. A renovação e a busca de novos sonhos se dão a partir da inquietação, da descontrução de alguns paradigmas, o que exige envolvimento coletivo, compromisso e fazer pedagógico, tornando o sonho possível!


Texto elaborado pelos Supervisores Educacionais, a partir do trabalho realizado durante o Encontro de Supervisores Educacionais, no último encontro de 2009.


Comments