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Noticias
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Live com Nina V. Xavier
Palestra Acolhimento: a diferença em tempos de ensino híbrido Com Nina V. Xavier, Presidente da ASSERS Promovida pela 14ª e 17ª CREs 4 de março de 2021 - 9h30min Veja/agende pelo link abaixo, ou no Canal de vídeos Assers: youtube.com/AssersDigital Link direto: |
Ação Formativa 2021
A Ação Formativa do ano de 2021 inicia suas atividades querendo saber quais são os seus interesses para a formação. Quais as suas principais áreas de interesse ou necessidades para atualizar ou revisitar conhecimentos? Você é inspetor/a, orientador/a ou supervisor/a? Então, participe! Responda a pesquisa e nos ajude a construirmos uma formação que atenda a sua expectativa. |
Suspenção das aulas presenciais de escolas públicas e privadas
O estado do Rio Grande do Sul devido ao crescente desenvolvimento de contágio do coronavírus encontra-se no estágio da bandeira preta. O governo ampliou uma série de restrições, porém as aulas presenciais estavam mantidas. Entretanto, a justiça gaúcha determinou a suspensão das aulas presenciais de escolas públicas e privadas em todo o RS. A Ação foi uma iniciativa da Associação de Mães e Pais pela Democracia (AMPD). Incentivamos nossas e nossos colegas a redobrarem os cuidados nesse período em que os hospitais estão com a capacidade esgotada, permaneçam em casa, evitem aglomerações, usem a máscara e álcool em gel. Continuamos lutando para que o governo disponibilize vacina para toda a população, porém que os profissionais da educação estejam entre os prioritários porque devem estar em atendimento direto com crianças e jovens. |
Nota da ANFOPE quanto ao retorno das aulas presenciais no RS
O Comitê de Acompanhamento da Crise Educacional no RS assina em conjunto de uma grande diversidade de entidades a nota de repúdio da ANFOPE quanto ao retorno das aulas presenciais no RS na educação infantil ao ensino superior, sem que sejam asseguradas as condições de biossegurança para todos os segmentos da escola. Diante do aumento de casos e mortes no RS e do colapso da saúde, pela exigência garantia da vacinação pelo SUS de todos/as trabalhadores/as da educação como condição indispensável para a volta às aulas presenciais! Nota da Coordenação Estadual da ANFOPE Vice-Presidência da ANFOPE Regional SulPorto Alegre, 25 de fevereiro de 2021 |
Agenda ASSERS - 26 de fevereiro
Reunião 37 do Comitê Popular Estadual de Acompanhamento da Crise Educacional do RS Foram tratados os temas pela ordem da pauta:
Reunião com a 17ª CRASSERS Reunião da Comissão de Educação Cultura Desporto Ciência e Tecnologia A presidente Nina Xavier compareceu na reunião virtual sobre Ensino Remoto, Chromebook e Acesso à Internet organizada pela Comissão de Educação Cultura Desporto Ciência e Tecnologia, tendo a coordenação da Deputada Sofia Cavedon, presidente da referida Comissão. |
Reunião extraordinária do FESED
Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Especialistas de Educação - FESED Reunião Extraordinária - 19/02/2021O FESED esteve reunido, em caráter extraordinário, para debater os encaminhamentos possíveis para a Comissão Bicameral do Conselho Nacional de Educação que estuda a alteração das Diretrizes Curriculares Nacionais da Pedagogia. Estiveram presentes as seguintes entidades: ACSE/MS, AIERGS/RS, AMIE/MG, APASE/SP, APIES/RJ, AOERGS/RS, AOESC/SC, ASESC/SC, ASFOE/RJ, ASSERS/RS, ASISEAL/AL, CPERS/Sindicato e SINDESPE/MG. Após leitura dos slides da apresentação oportunizada pela Comissão Bicameral, os representantes das diversas entidades que constituem o FESED decidiram encaminhar um documento, na segunda-feira (22/02), sugerindo que os especialistas tenham uma sólida formação com carga horária adequada para tal desempenho profissional. Caras e caros colegas, fiquem atentas/os, pois essas alterações propostas mudam a formação e estabelecem Pedagogia para Educação Infantil e Pedagogia para Ensino Fundamental/anos iniciais. Sigamos alertas e nos manifestando em defesa da educação e da valorização profissional. |
Agenda ASSERS - 18 de fevereiro
Departamento de Formação Estiveram presentes Jaira Coelho, Jônia Seminotti, Fábia Bernardes, Nina Xavier e Margareth Simionato. Agradecemos a colega Margareth que preparou e apresentou um estudo sobre as Diretrizes da Pedagogia proporcionando assim que o debate tivesse um referencial sólido oportunizando embasarmos nossos argumentos. No dia 19/02/2021, ocorrerá reunião no Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Especialistas de Educação/FESED que terá como pauta esse mesmo tema, sendo relevante alertar que as propostas sinalizam para alterações significativas na vida dos profissionais da educação. |
Agenda ASSERS - 17 de fevereiro
A 17ª CRASSERS representada pela Coordenadora Regional de Educação e a Coordenadora Pedagógica, respectivamente professoras Beatriz Santina Cancian Milbradt e Líria Seiboth, juntamente com a presidente da ASSERS, Nina Ventimiglia Xavier estiveram reunidas com a assessora do Gabinete de Planejamento, da SEDUC, professora Rosane Schena Konsen. Na pauta o XXI Encontro Internacional de Educação, Relendo a Educação: Novos Tempos, Espaços e Conceitos, que está sendo coordenado pela ASSERS e 17ª CRASSERS. Após a apresentação dos dados essenciais do evento, foi solicitado a liberação do ponto para os profissionais da educação nos dias previstos para o evento, 12 a 15 de maio. |
Fórum das Entidades dos Especialistas em Educação
No dia 10 a ASSERS participou da reunião do Fórum Nacional das Entidades
Representativas dos Especialistas em Educação/FESED. Na pauta constaram
os seguintes temas: - Análise da conjuntura (por entidade); - Escolha da entidade que irá secretariar o FESED (ano 2021); - Encaminhamentos de ações; e - Avaliação da reunião. As
análises de conjuntura se constituíram, em síntese, na narrativa das
dificuldades enfrentadas em face da crise sanitária vivenciada em 2020:
falta de planejamento das ações, acentuação das desigualdades entre os
educandos da escola pública x privada, infraestrutura tecnológica muito
aquém da necessidade para o enfrentamento do isolamento necessário para
superar o COVID-19, destacamos essas por serem recorrentes entre outras
tantas causas citadas. Na sequência, foi
acolhida pelos presentes, a proposta da ASSERS, apresentada pela
presidente Nina V. Xavier, para assumir a secretaria do FESED/2021. Como encaminhamentos foram pautados: -
Reforma administrativa (link para aprofundar conhecimento sobre o
tema: https://m.youtube.com/watch?v=9D_CkT2TBbk&feature=youtu.be) - Condições adequadas para os profissionais da educação retornarem as suas atividades (vacinação e EPIS); - Base Nacional Comum de Formação Docente (BNCF); e - Acompanhamento do FUNDEB. Na
avaliação dos presentes a reunião atendeu as expectativas, o ano
promete muitos desafios. Nossa tarefa será árdua no enfrentamento das
dificuldades que ainda irão surgir em face da continuidade da crise
sanitária e das inadequadas políticas públicas que são implementadas nas
diferentes esferas governamentais. |
Reunião com Deputado Redecker sobre regulamentação da profissão
No dia 10 de fevereiro/21, quarta-feira, a presidente e a vice-presidente da ASSERS, Nina Xavier e Márcia Coiro, reuniram-se virtualmente com o Deputado Federal Lucas Redecker (PSDB) e assessoria, para dialogar sobre o Projeto de Lei 4106/12. A reunião foi muito relevante, pois oportunizou um profícuo diálogo sobre as funções que o profissional da educação da área da supervisão desempenha e o fundante trabalho que exerce para a construção de conhecimento em cada comunidade escolar. O referido projeto, foi proposto pelo deputado Ademir Camilo(MDB/MG), trata da regulamentação da profissão do supervisor educacional em instituições públicas e privadas. Em dezembro de 2018, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, tendo sido relator o Deputado Pompeo de Mattos (PDT). Neste momento é importante que o PL volte a tramitar e seja analisado pelo plenário. A gestão da ASSERS agradeceu ao deputado Redecker o espaço e o tempo concedido. Continuaremos conversando com os representantes gaúchos, na Câmara de Deputados, buscando uma frente suprapartidária de apoio a regulamentação final do projeto de lei. |
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