Em Foco‎ > ‎Mural‎ > ‎Mural Arquivo‎ > ‎

XXV Forum Nacional das Entidades dos Especialistas de Educação

postado em 24 de mai de 2019 12:11 por Assers Digital   [ 24 de mai de 2019 12:13 atualizado‎(s)‎ ]
Fesed
A ASSERS participou do XXV Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Especialistas de Educação - FESED, realizado em Brasília nos dias 20 a 22 de maio de 2019 .

O evento foi secretariado pela Associação dos Supervisores Escolares de Santa Catarina (ASESC) e com o apoio da Associação dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina (AOESC). No turno da manhã do dia 20 houve atividades de credenciamento e acolhida. Nesse momento foram registradas as presenças das entidades presentes e entregue os materiais com a programação do evento. Na sequência ocorreu a leitura da Ata do FESED anterior (São Paulo).

Após o intervalo, o tempo foi destinado ao relato das entidades contextualizando suas ações, breve análise de conjuntura e as políticas públicas implementadas em cada Estado e dentro da sua categoria. A interação e debate fecharam esse último bloco da programação.

Nesse primeiro dia, no turno da tarde, a roda de conversa sobre a Reforma da Previdência teve como mediador João Alberto Rodrigues de Souza, secretário do SINESP. Ele fez uma explanação sobre os principais pontos da Reforma e depois o espaço ficou aberto para perguntas e debates.

A última etapa, desse primeiro dia, privilegiou o levantamento de propostas de ações do Fórum. Momento de muita troca de ideias e retomada das ações anteriores.

O segundo dia do FESED foi pautado por duas excelentes rodas de conversa, seguidas por debates, comentários e avaliações contextuais.

A primeira roda de conversa contou com a presença da professora Dra. Olgamir Amancia Ferreira, decana de extensão da UNB, abordando o tema “Dominação e Resistência: Desafios para os educadores”.

A segunda roda de conversa, intitulada “O futuro da educação no país frente às investidas do governo federal”, foi mediada pela professora Dra. Catarina de Almeida Santos(UNB).

O último dia, 22 de maio, foi totalmente dedicado a elaboração e a revisão da Carta do XXV FESED, o manifesto, organização definitiva das ações para o segundo semestre do corrente ano, leitura da ata e avaliação.

A avaliação, por parte dos participantes, destacou a excelência das rodas de conversa e o espaço/tempo para interação e fortalecimento das entidades ali reunidas. O XXVI FESED será em outubro, na cidade de Florianópolis.

Nosso agradecimento para a Associação dos Supervisores Escolares de Santa Catarina, para a Associação dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina (AOESC) que colaborou com a ASESC. Parabéns!



Comments