Em Foco‎ > ‎Mural‎ > ‎Mural Arquivo‎ > ‎

XXIV Forum Nacional das Entidades dos Especialistas de Educação

postado em 26 de out de 2018 07:32 por Assers Digital   [ 26 de out de 2018 07:38 atualizado‎(s)‎ ]
A ASSERS esteve presente no XXIV Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Especialistas de Educação - FESED, realizado nos dias 22 a 24 de outubro em São Paulo, no Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no Estado de São Paulo - APASE, com a participação da vice-presidente Nina V. Xavier.

Na manhã do primeiro dia a presidente Rosângela Aparecida F. V. Chede deu as boas-vindas acolhendo as diversas representações dos especialistas carinhosamente.

A análise de conjuntura de cada entidade (associação/sindicato) foi a primeira atividade realizada, possibilitando configurar, dessa forma, o contexto que os profissionais da educação estão vivenciando nos diversos estados que compõem o FESED. Nina Xavier  fez o relato da trajetória de formações e demais ações efetivadas pela associação gaúcha, tanto de forma individualizada quanto em cooperação com as outras associações, como foi a participação no III Fórum dos Inspetores de Ensino, Orientadores Educacionais e Supervisores Educacionais.

No turno da tarde Cleiton de Oliveira e Guaracy Silva palestraram sobre o "Financiamento da Educação: o teto dos gastos e o FUNDEB", trazendo vários e relevantes esclarecimentos sobre o tema.

O segundo dia iniciou com a alegre acolhida das colegas da APASE e na sequência a palestra com o professor Dr. Antônio Carlos Will Ludwig, com o instigante tema "Educação e Mudança Social", com reflexões sobre a escola, sociedade, cidadania, trabalho voluntário, etc. Na roda de conversa, o professor Antônio Carlos debateu e esclareceu dúvidas para os membros do FESED.

No turno da tarde, "Política de Austeridade e Reformas Educacionais" foi a palestra proferida pelo professor Dr. Pedro Ganzeli (UNICAMP), provocando inúmeros questionamentos (BNCC, Reforma do Ensino Médio, PNE, entre outros) e a interação do grupo.

No último dia a pauta foi de muito debate, reflexão, tendo como destaque a elaboração da carta de teses, avaliação e definição da entidade que irá sediar e secretariar no ano de 2019.

Na avaliação dos presentes o evento foi muito produtivo, atendeu as demandas das entidades e possibilitará novas ações tanto coletivas quanto para as associações e sindicatos de forma individualizada.

A Associação dos Supervisores do Estado de Santa Catarina - ASESC ficou encarregada de secretariar o próximo XXV FESED.
A ASSERS juntamente com a AIERGS, AOERGS e CPERS agradeceram aos colegas da APASE pela carinhosa acolhida, organização e empenho e qualidade com que realizaram o XXIV FESED.



Comments