Em Foco‎ > ‎Mural‎ > ‎Mural Arquivo‎ > ‎

Dia do Professor

postado em 14 de out de 2014 06:33 por Assers Digital
Homenagem ao Dia do Professor

Nossa homenagem aos professores
 

Professor, eu? 

No mês de outubro comemoramos o dia do professor, uma profissão que está em extinção, pois, ninguém mais quer ser professor... seja pela falta de remuneração adequada ou desrespeito em sala de aula. É muito complicado ser professor hoje, lidar com um aluno indisciplinado que, até mesmo, coloca em risco a segurança de outros alunos e funcionários das instituições. Somos alvos de agressões verbais e, até mesmo, física dos alunos. A cada dia somos submetidos a níveis de stress insuportáveis. Se você impõe limites... você é muito rígido, se você deixa o aluno mais solto... é negligente. Além de darmos conta do conteúdo a ser ensinado, somos responsáveis pela segurança física de nossos alunos, precisamos ser médicos, psicólogos, assistentes sociais e, muitas vezes, pais e mães. Em uma pesquisa realizada em 2013, mostra que o Brasil fica em penúltimo lugar em relação ao respeito e a valorização dos seus professores, numa lista de 21 países. Ninguém mais quer ser professor com o crescente índice de violência contra os mesmos e, com pouquíssima ou nenhuma participação da família na vida escolar do aluno.

Comemoramos o que nesta data? Os baixos salários, a falta de uma política de valorização profissional que nos obriga a trabalhar três turnos para conseguirmos nos manter com dignidade? O que nos resta a comemorar é os alunos que formamos e, hoje, atuam no mercado de trabalho, aqueles que lembram que fizemos alguma diferença em suas vidas.

Estamos cansados e esse stress não passará com um dia de comemorações e presentes. Hoje somos professores porque, acima de tudo, amamos o que fazemos.

A todos os docentes um feliz dia do professor, que Deus continue nos abençoando para que consigamos sobreviver nessa profissão em extinção.

Texto publicado no editorial do Jornal Inovação Assers n.3 Ano 12
Publicado originalmente no Jornal Opa Pequeno Aprendiz, em outubro de 2014, nº 109,
por Christiane Oliveira.
Comments