Em Foco‎ > ‎Mural‎ > ‎Mural Arquivo‎ > ‎

Como tratar o tema do COVID-19 com as crianças

postado em 7 de abr. de 2020 12:58 por Arquivo Assers   [ 7 de abr. de 2020 13:55 atualizado‎(s)‎ ]
Por Andrea Kotzian Pereira

- Os pais ou responsáveis precisam estar atentos a forma como lidam com o momento atual. Quando a ansiedade destes é elevada, as crianças não conseguirão se tranquilizar.

- Cada um tem um jeito de interagir e lidar com seus filhos e, este deve ser valorizado, no momento em que o tema do coronavírus for abordado. Não existe um único jeito correto de abordar a situação, mas a veracidade das informações é fundamental.

- Este é um momento de fornecer informações, porém as explicações devem estar de acordo com o nível de entendimento da criança. É importante que a linguagem seja acessível a faixa etária e as informações possam ser transmitidas de forma lúdica.

- Escutar as crianças demonstrando empatia aos seus sentimentos.

- Esperar que as crianças façam perguntas e tirem suas dúvidas. Muitas informações ao mesmo tempo dificultam a compreensão.

- Ajudar a criança a nomear a emoção que está sentindo. Quando os sentimentos estão claros, podemos falar sobre os mesmos e ajudar a lidar com as situações que se apresentam.

- Criar uma rotina de atividades com a criança é um fator organizador.

- Fazer com que a criança possa participar das atividades da casa, de acordo com as suas possibilidades, auxilia no sentimento de pertencimento familiar e eleva a autoestima, já que se sente capaz.




Comments