Em Foco‎ > ‎Mural‎ > ‎Mural Arquivo‎ > ‎

Assers participa do Seminário na Assembléia Legislativa sobre o PNE

postado em 11 de jul de 2011 13:41 por Assers Digital   [ 22 de out de 2013 11:33 atualizado‎(s)‎ ]
DATA: 27/06/2011
LOCAL: Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa do RS

A Comissão Especial do Plano Nacional de Educação, por iniciativa do Deputado Federal Nelson Marchezan Júnior, juntamente com Bancada Gaúcha de Deputados Federais e Estaduais, realizou no Estado do Rio Grande do Sul, Seminário para discutir o PNE - Programa Nacional de Educação que vai estabelecer as diretrizes da Educação brasileira para os próximos 10 anos, visando assim estender este debate com a comunidade.

Estiveram presentes as professoras Angelita Vargas Brazil e Yolanda Pereira Morel representando a ASSERS.

Os trabalhos foram coordenados pelo deputado federal Nelson Marchezan Jr. Na abertura, o presidente da ALRS, Adão Villaverde, destacou o papel do evento para a discussão do Plano no estado, classificando-o como “importante instrumento de organização do conjunto de políticas para o país no próximo período”.

A presidente do Conselho Estadual de Educação, Sônia Maria Bolzano, falou das metas a serem atingidas, apesar dos avanços em termos de universalização da educação básica. As metas incluem erradicação do analfabetismo, elevação do nível de escolaridade, redução das desigualdades sociais, democratização da gestão do ensino público, desenvolvimento de sistema de informação e avaliação, entre outros. Sônia ressaltou ainda que as taxas de reprovação e abandono são elevadas, indicando necessidade de melhoria, especialmente diante do cenário demandado tendo em vista a questão do desenvolvimento econômico.

O economista e contador Darcy Francisco Carvalho dos Santos esclareceu que a meta deste Plano é que o país invista 7% do PIB em educação até 2020. Somente em 2050 o Brasil chegará próximo ao que hoje é aplicado por aluno nos países mais ricos, conforme expôs o economista.

Participam também a deputada Zilá Breitenbach, representando a Comissão de Educação do Parlamento gaúcho; o deputado federal Angelo Vanhoni, relator da Comissão Especial do Plano de Educação, entre outros.
Comments